Pode fazer flexão na parede?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

As flexões na parede ajudam a desenvolver os tríceps e os músculos do peitoral. Contudo, não é porque você consegue fazer algumas séries do exercício que vai conseguir fazê-lo no chão. Treine bastante e tenha paciência para ganhar massa magra.

Key moments View all

  • FLEXÃO EXPLOSIVA - CANIVETE. 0:30. FLEXÃO EXPLOSIVA - CANIVETE. 0:30.
  • FLEXÃO EXPLOSIVA - 360. 1:18. FLEXÃO EXPLOSIVA - 360. 1:18.
  • FLEXÃO EXPLOSIVA - 3 PALMAS. 1:38. FLEXÃO EXPLOSIVA - 3 PALMAS. 1:38.
  • FLEXÃO-KUKI. 1:57. FLEXÃO-KUKI. 1:57.

Essa dificuldade indica necessidade de fortalecimento. Quando o quadril fica caído durante a flexão, falta condicionamento. Puxe seu corpo para o alinhamento adequado e distribua a tensão adicional em seus ombros, pulsos e cotovelos.

100 flexões diárias
são muito conhecidos, graças aos vários desafios físicos que tenta fazer. Um deles, completar o teste de condição física dos Navy SEALS (e falhar) tornou-se viral. Assim como o teste de condição física do Exército dos EUA (e também falhar).

Flexão inclinada
Conhecida como um dos melhores exercício para peito, a flexão inclinada vai te ajudar a focar na parte inferior do músculo do peito. Para esse exercício, o ideal é ter um apoio no chão - como um banco ou uma cadeira - que te ajuda a inclinar levemente o corpo para realizar o movimento.

Quantas repetições de flexões de braço você consegue fazer em média? Provavelmente mais de 40 ou 50. Mas a ideia é fazer variações mais difíceis, estimulando teu corpo a fazer força e ganhar força. Ficar fazendo 40, 50 ou mais flexões vai te dar mais resistência do que qualquer outra coisa.

No primeiro dia, só tem de realizar cinco. Ao segundo passa para as sete flexões e, no seguinte, nove. Ao quarto, quinto e sexto dia passa para as 11, 13 e 15 flexões, respetivamente. No sétimo dia pode, finalmente, descansar.

Durante as flexões no estilo normal nossos braços e ombros tendem a suportar até 75% do nosso peso corporal durante o movimento de subida e descida. Em estilos modificados essa carga diminui para até 60% do nosso peso corporal.

Benefícios das flexões de braço
Melhora a força e a resistência dos membros superiores; Melhora da capacidade de estabilização da coluna; Promove ativação dos músculos abdominais, lombares e que envolvem o quadril.

Ao aumentar gradualmente a quantidade de flexões todos os dias, você estará melhorando a força da parte superior do corpo . Além disso, o corpo deve trabalhar intensamente vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso faz com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear sangue e que a respiração acelere.

O que diz o estudo? Sendo bem objetivo, o estudo afirma que, uma pessoa que faz 40 flexões ou mais, tem uma saúde melhor que a de quem faz 10 ou menos.

Tanto para emagrecimento quanto para hipertrofia, nas duas fases da execução a velocidade mais lenta é mais recomendada. Quanto mais lento, maior o tempo de contração do músculo, desta forma gerando mais micriolesoes no músculo e gastando mais energia (ATPs)para todo o processo.

Ao fazer as flexões é mais importante a sua precisão do que a velocidade. Assim os músculos trabalham melhor. As flexões devem ser feitas num ritmo contínuo e lento. Ao levantar o corpo deve fazer-se o mesmo o mais devagar possível.

As flexões aprimoram seu peito, ombros e braços —principalmente os músculos deltoide, tríceps e peitorais—, mas são, na verdade, um movimento de corpo inteiro. "Pensamos nelas como um exercício para a parte superior do corpo, mas também trabalham os músculos centrais e desenvolvem a coordenação", disse Whitener.

O principal “risco” ao fazer qualquer exercício (não só flexões) todos os dias é que com o tempo o corpo tende a se adaptar e você não vai continuar tendo os mesmos resultados. Isso também é chamado de estagnação muscular e ocorre quando seus músculos se tornam eficientes em realizar uma tarefa repetitiva.

A falha concêntrica, ou “treinar até a falha”, é um método utilizado por muitos atletas e praticantes de atividades físicas com o objetivo de otimizar os resultados do treino. No entanto, essa máxima não deve ser usada em toda prática de exercício e só pode ser adotada com um critério claro.

3.200

Australiano estabelece recorde mundial com mais de 3.200 flexões em uma hora. Um pai australiano estabeleceu um novo recorde mundial de flexões, completando mais de 3.206 em apenas uma hora – são 53 a cada minuto, ou quase uma por segundo.