Pode fazer fisioterapia com o osso quebrado?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Quando uma pessoa tem um osso fraturado, passa um longo período de imobilização, importante para a cicatrização do osso. No entanto, é muito comum após esse período o paciente perder muita massa muscular e ficar sem mobilidade nas articulações. Por isso, a fisioterapia é essencial após uma fratura no osso.

O osso cola sempre? Não, as vezes o osso não cola, principalmente devido a fatores locais, principalmente vascularização e nesses sentido importante lembrar da má vascularização nos pacientes fumantes, fumar atrapalha a consolidação óssea.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Além de imobilizar o local fraturado e realizar o repouso indicado, existem algumas formas de acelerar o processo de recuperação da fratura. Assim, conheça algumas delas.
...
Tomar bastante sol

  1. Peixes e frutos do mar;
  2. Gema de ovo;
  3. Leite e derivados;
  4. Fígado.

A fisioterapia é indicada em todas as fases da vida, crianças, adultos, gestantes, idosos e pessoas com deficiências (física ou mental), para todos que buscam uma melhora na qualidade de vida.

Silva, cita em seu estudo que alguns dos motivos que levam pacientes a abandonarem o tratamento são:

  • Contratempos;
  • Condições clínicas que impossibilitam a fisioterapia;
  • Sentir muitas dores durante o tratamento;
  • Acreditar que a fisioterapia não está ajudando; e.
  • Distância entre casa e clínica.

Posso iniciar a fisioterapia ainda com os pontos? Os pontos não impedem de maneira nenhuma o início da fisioterapia; não existe o mito de que os pontos vão romper; a fisioterapia deve ser iniciada logo após a cirurgia.

– Ter o nome no quadro de funcionários de hospital, clínica ou qualquer outra instituição, inclusive as filantrópicas, sem de fato estar trabalhando na mesma, ainda que não esteja ganhando nada por isso, não pode.

Os sintomas e sinais são bastante semelhantes aos próprios sintomas da fratura. O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos.

FOSAMAX® é um composto que atua como um potente inibidor específico da reabsorção óssea. FOSAMAX® pertence à classe de medicamentos não hormonais chamados bisfosfonatos, que ajudam na reconstituição dos ossos e faz com que os ossos tenham menos propensão a fraturas.

5) O osso fraturado fica mais forte após cicatrizar
Enquanto está cicatrizando, uma calosidade ou osso novo extra forte se forma ao redor da fratura para protegê-la. Dessa forma, é verdade que algumas semanas após o processo de recuperação, o osso fraturado esteja mais forte que um osso normal.

A cavalinha atua principalmente na reconstituição óssea em casos de fraturas, por exemplo, e no combate à osteoporose. De acordo com a farmacêutica e fitoterapeuta Raissa Sansoni, o componente responsável por estes benefícios é a sílica, um dos diversos minerais contidos na planta.

A adequada ingestão de cálcio é fundamental. Para isso, adote uma dieta rica em alimentos como leite e derivados, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre e couve), gergelim, amêndoas. Esses são alimentos que fornecem boas quantidades do mineral e, assim, contribuem para deixar os ossos mais fortes.

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

Confira, a seguir, cinco alimentos que fortalecem os ossos:

  • Cereais integrais. Os cereais integrais, principalmente o arroz e a aveia, são fontes de fibras e bons carboidratos com baixo índice glicêmico, fator que auxilia na prevenção da osteoporose.
  • Leite e laticínios. ...
  • Linhaça. ...
  • Nozes e castanhas. ...
  • Sardinha.

ortopedista

Geralmente, quem possui convênio de saúde, precisa de um pedido do médico, para fisioterapia geralmente de um ortopedista, para que o plano de saúde autorize as sessões de fisioterapia, a fim de que o próprio plano de saúde arque com os custos do profissional.