Pode fazer exercício de agachamento todos os dias?

Perguntado por: ofigueiredo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias atrapalha o processo de reconstrução das fibras, que acontece durante o descanso do nosso corpo. Além disso, o excesso de treino, ou overtraining, pode causar fadiga muscular, lesões sérias e até mesmo problemas nas articulações.

Quanto tempo leva para ver o resultado do agachamento? Questão estética – Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Além de fortalecer coxa, panturrilha e glúteos, melhorando a mobilidade (alô, qualidade de vida!), também ajuda a tonificar e modelar a região para quem não dispensa o resultado estético.

Neste caso, o mais indicado é dar preferência para atividades (aeróbicas, de musculação, resistência ou o que preferir) na parte da manhã ou, no máximo, até 4 horas antes da hora de dormir.

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.

O maior benefício do agachamento é por ser um exercício que recruta grandes grupamentos musculares. Por isso, gasta muitas calorias, além de desenvolver as pernas e o quadril. Ou seja, além de ajudar a perder barriga em casa, o exercício deixa o bumbum durinho.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

Com a correria do dia a dia e tantas atividades que ocupam grande parte do tempo, treinar todos os dias é uma tarefa desafiadora. Mas não precisa se preocupar, porque treinar 3 vezes por semana já é o suficiente para você cuidar da sua saúde, alcançar seus objetivos e obter resultados.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

O exercício também beneficia a coluna, sobretudo a lombar. Ao trabalhar os músculos da região, as dores nas costas tendem a diminuir. A prática também ajuda a prevenir lesões ao fortalecer os ossos, tendões e ligamentos. Além de tudo isso, há queima de gordura!

Segundo o personal, os agachamentos são exercícios voltados para o estímulo das musculaturas do quadríceps, dos glúteos e outros músculos próximos - ou seja, os membros inferiores. Na prática, ele é usado para fortalecer estas musculaturas e melhorar o tônus.

A sensação de dor muscular após a prática de exercícios físicos é normal e pode ser facilmente explicada. Trata-se de um aviso do próprio corpo de que já está exausto e que os músculos estão sobrecarregados, necessitando de um período de descanso. Quando a atividade é intensa, o incômodo tende a ser maior.

O tempo que uma pessoa leva para ganhar massa muscular e aumentar os glúteos com exercícios é de, em média, seis meses. Ainda assim, o resultado não é previsível, pois depende da intensidade do treino e da genética de cada um.

Trabalha a cadeia posterior
Embora o good morning fortaleça principalmente os glúteos e isquiotibiais (posteriores da coxa), ele também fortalece todos os outros músculos da cadeia posterior, como a parte superior das costas, dorsais e panturrilhas.

E, sim, a ciência já demonstrou o quanto esse tipo de exercício melhora a qualidade do sono e, a longo prazo, ainda reduz as dificuldades de dormir.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana.