Pode fazer ducha com vinagre?

Perguntado por: iferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

O vinagre, por sua acidez, ajuda a diminuir o pH da vagina e isso tornaria o ambiente menos propício ao fungo. Porém, a ducha, por ser muito forte, pode levar o vinagre a entrar na vagina, destruindo os lactobacilos vivos, que são importantes para a regulação natural do pH.

Para começo de conversa, é importante saber que a região da vagina propriamente dita (a parte interna) não deve ser higienizada de forma alguma. Isso porque ela possui sua flora natural e sua limpeza natural, não devendo passar por qualquer tipo de higienização, seja apenas com água ou utilizando sabonetes.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

O ideal é usar sabonetes neutros.
Evite os que têm fórmulas com perfume, isso pode causar alergias. O mesmo vale para desodorantes íntimos e absorventes perfumados. Outra dica para a higiene íntima durante o banho é afastar delicadamente os lábios vaginais para limpar os sulcos entre eles.

De fato, o uso é bem simples. Basta acionar o seu comando para liberar o jato de água. Lembre-se de controlar a temperatura da água para que a limpeza seja agradável, pois a água excessivamente quente pode machucar. Para que a higienização seja completa, tenha por perto sabonete neutro líquido.

Ducha vaginal com bicarbonato (4 xícaras água morna com 1-2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio), 2x/ semana, a cada 2 semanas. O tratamento é dirigido no sentido de reduzir o número de lactobacilos por elevar o pH vaginal.

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Infecções por fungos na vagina

  • Ter uma dieta equilibrada;
  • Evitar uso desnecessário de antibióticos;
  • Ter uma boa higiene íntima;
  • Evitar tecidos sintéticos na região íntima;
  • Limpar da frente para trás após a micção;
  • Lavar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro;
  • Não sentar em banheiros públicos.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quando a infecção já está em andamento, uma opção para aliviar a coceira causada pela candidíase é fazer um banho de assento com bicarbonato de sódio.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Não é recomendado também higienizar a região mais do que três vezes ao dia (sendo uma vez ao dia o suficiente).

ducha vaginal pode aumentar riscos de candidíase
Ou seja, ducha vaginal e candidíase estão relacionadas. Isso porque fazer a ducha com frequência pode gerar um desequilíbrio na flora e no pH, e essa é uma das possíveis causas para o aparecimento da infecção.