Pode fazer ducha com barbatimão?

Perguntado por: dmedeiros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Um excelente remédio caseiro para corrimento vaginal é a lavagem da região íntima com chá de Barbatimão pois possui ótima propriedade antibacteriana que elimina infecções que produzem corrimento vaginal.

A chuca, também conhecida como "ducha higiênica" ou enema, é a lavagem com a introdução de pequena quantidade de água dentro do reto e do ânus. Um dos objetivos é evitar que fezes saiam durante a relação. Para realizar o procedimento, são usados cerca de 150 ml de água.

O barbatimão é um bom aliado no combate à oleosidade e ajuda no alívio da acne, coceiras, psoríase e alergias. É auxiliar também no tratamento de infecções da pele, porque é antimicrobiana. O chá é geralmente feito com a casca de barbatimão, onde se concentram os maiores benefícios da planta.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

A pomada de barbatimão pode ser aplicada na região afetada 2 a 3x ao dia, Limpando bem a região antes de aplicar.

Ferva uma única casca de barbatimão durante 15 minutos até a água ficar rosa. Use uma peneira para coar a água e jogue-a em uma bacia grande o suficiente para você se sentar nela. Coloque um pouco de água fria na bacia para que a temperatura da água fique morna e agradável.

Você pode usar duas colheres de sopa para cada litro de água. Depois, despeje o líquido - que deve estar morno - em uma bacia e senta-se nela. Permita o contato dele com a região íntima por no mínimo cinco minutos ou até que a mistura fique fria. Você pode usar uma bacia, bidê ou banheira.

Faça a limpeza somente com os dedos (além da água e do sabonete), já que esponjas podem ser mais agressivas para a região, e nunca esfregue demais; Não é recomendado também higienizar a região mais do que três vezes ao dia (sendo uma vez ao dia o suficiente).

O ideal é usar sabonetes neutros.
O mesmo vale para desodorantes íntimos e absorventes perfumados. Outra dica para a higiene íntima durante o banho é afastar delicadamente os lábios vaginais para limpar os sulcos entre eles.

Para que a higienização seja completa, tenha por perto sabonete neutro líquido. Por fim, utilize o papel higiênico para secar. É importante lembrar que o uso do chuveirinho higiênico deve ser feito apenas nas regiões externas, e nunca na parte interna.

Houve favorecimento da cicatrização em 100% das lesões, sendo que 70% levaram cerca de dois meses para cicatrizar, pois o tempo de cicatrização variou de acordo com o grau de profundidade e local da lesão.

“O barbatimão pode causar irritação no estômago, não sendo recomendado para pessoas com problemas como úlceras e câncer de estômago. Não deve ainda ser utilizado por gestantes e lactantes”, destaca a nutricionista Ellen.

O chá de barbatimão pode ser usado para facilitar processo de cicatrização, evitar hemorragias, ajudar no tratamento de úlceras no estômago, gastrite, colite, gonorreia, feridas e sangramento uterino.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Banho de assento com camomila
A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Para fazer o banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

O HPV costuma curar-se espontaneamente em 80 a 90% dos casos. Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.