Pode fazer duas cirurgias seguidas?

Perguntado por: imoraes5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não existe um número limite de procedimentos que podem ser feitos de uma única vez, mas é preciso sempre muito bom senso do cirurgião. Cirurgias muito longas na duração ou muito extensas na área do corpo podem aumentar e muito os riscos para o paciente.

Não existe um limite para se realizar cirurgias plásticas dentro de um ano, porém o bom senso e a ética médica devem se sobrepor ao desejo do paciente, para que tudo seja feito de forma segura e sem complicações.

O que é a cirurgia combinada? Nesta técnica, duas ou mais cirurgias são realizadas em conjunto. Portanto, em casos de cirurgias combinadas, o tempo de recuperação é um só, mesmo com diferentes procedimentos, o que otimiza o processo e acelera o retorno às atividades cotidianas.

É importante ressaltar que a raquianestesia tem um tempo de duração máxima, devido a quantidade limite que pode ser administrada de anestésico local. Por esses motivos, a raquianestesia é recomendada para cirurgias que tenham duração máxima de 3-4 horas.

Após o acesso, a substância anestésica é injetada e inicia-se o procedimento necessário. O efeito anestésico dura cerca de 2 horas, enquanto o analgésico dura de 6 a 12 horas.

É possível sim, repetir a cirurgia de lipoaspiração. Porém, o paciente deve ter esse processo de cicatrização em mente. Ele precisa entender que, da próxima vez que for fazer essa cirurgia, o médico não encontrará ali apenas gordura, mas também um tecido fibroso.

Uma grande vantagem é que esses procedimentos de lipoescultura e abdominoplastia podem ser realizados ao mesmo tempo. Em muitos casos, serão complementares para um resultado mais efetivo, por exemplo, é possível realizar uma abdominoplastia com lipoescultura e enxerto no glúteo ou em outras regiões do corpo.

O procedimento de Leonid Rogozov
Durante uma viagem a Antártida, Leonid Ivanovich Rogozov precisou remover o seu próprio apêndice. Assim, ele ficou conhecido como o médico que operou a si mesmo.

Por isso, para evitar os obstáculos causados pelos extremos, é mais cômodo à recuperação da paciente realizar um procedimento cirúrgico entre março e junho, ou entre setembro e dezembro.

A manhã também é o melhor momento para submeter-se a uma cirurgia. Um estudo americano que pesquisou 90 mil cirurgias concluiu que as probabilidades de que algo dê errado são menores se a operação acontece entre as nove da manhã e o meio-dia. Os riscos são maiores entre as três e as cinco da tarde.

Especialistas afirmam que o inverno é o período do ano preferido dos pacientes para realizar cirurgias. De acordo com dados divulgados pela assessoria de imprensa da SBCP, o movimento nas clínicas chega a aumentar em 60% nessa época do ano.

Como funciona uma cirurgia tripla: abdominoplastia com lipo e implante nos seios. Como funciona uma cirurgia tripla: abdominoplastia + lipo + cirurgia de mamas, por exemplo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o funcionamento das cirurgias plásticas associadas.

A anestesia regional, que entorpece uma parte maior do corpo, como da cintura para baixo, também é mais segura que a anestesia geral, mas apresenta alguns riscos. Às vezes, os pacientes experimentam dores de cabeça após a anestesia regional.

“A avaliação da anatomia da cavidade oral é fundamental, pois o anestesiologista pode identificar alterações anatômicas que possam dificultar outros procedimentos necessários durante uma intervenção, como a entubação do paciente”, afirma a vice-presidente da Samg.

A anestesia geral é administrada continuamente durante todo o procedimento cirúrgico. Assim, ela dura o tempo necessário para que o cirurgião realize seu trabalho completamente.

Convulsões, problemas respiratórios e cardíacos: estes são consequência da injeção acidental do anestésico local num vaso sanguíneo. São raros e imediatamente corrigidos por medicamentos e assistência respiratória. Lesão de nervos: esta complicação é rara e na maioria dos casos transitória.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar.

7 – Posso levantar a cabeça após tomar uma raqui ? Sim. A cefaleia pós-raqui é uma complicação benigna que ocorre em 1 a 2% dos pacientes. Tem relação direta com o calibre da agulha.