Pode fazer curativo em bicheira?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Existe um comprimido oral que ajuda no tratamento e deve ser utilizado em conjunto com os antibióticos. Os curativos precisam ser trocados diariamente e é preciso mantê-los fechados para evitar nova contaminação. O animal deve ficar dentro de casa para evitar o contato com a mosca durante o tratamento.

Após o diagnóstico, o profissional poderá indicar o uso de algum medicamento para tratar a lesão, como o Capstar para bicheira em cachorro. Apesar de não ser citado na bula, o Capstar contribui para a eliminação das larvas da pele do animal.

Capstar

No caso de bicheira em cachorro, o Capstar é o melhor medicamento para eliminar os parasitas. Em menos de um dia já é possível observar melhorias consideráveis. Além disso, quanto mais cedo o problema for identificado, menores serão as chances de impactar os órgãos internos do animal e trazer complicações.

Clique para Avaliar

  • Bactrovet Spray Konig Prata Am - 200ml (Mata Bicheira)
  • Prata Organnact Spray Cicatrizante-Repelente-Larvicida 500ml.
  • Serenex Felinos Spray 70ml König.
  • Kuraderm Prata Aerosol konig Cicatrizante 100ml.

Basta dar 1 comprimido que logo você vai ver as larvas caindo e no dia seguinte já não tem mais nenhuma larva viva.

As larvas estéreis são colocadas no interior das feridas, onde permanecem por 24 a 48 horas. Utilizam-se em média 20 delas por centímetro quadrado. "O ferimento é coberto durante o procedimento e lavado depois da retirada das larvas", explica Andrea. "Dependendo do caso, uma única aplicação é suficiente.

A quantidade de larvas utilizadas em cada aplicação depende do tamanho da lesão do paciente e do estoque que o laboratório vai disponibilizar. As larvas são aplicadas na lesão, e então é feito um curativo, colocando uma gaze não aderente e umidificada por soro em cima das larvas, seguida de uma gaze seca e atadura.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca do ferimento no corpo do paciente. Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.

O spray de prata é um antiparasitário potente que atua no tratamento de bernes (Dermatobia hominis) e miíases (Cochliomyia hominivorax, mais conhecidas como bicheiras), principalmente no caso de feridas acidentais ou procedimentos cirúrgicos, além de ser um eficiente repelente de larvas e insetos.

Tratamento do berne
Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação.

Tratamento de miíase (bicheiras): uso tópico, aplicar 1ml de Creolina sobre cada lesão, em uma única aplicação: Como Germicida: fazer diluições de 2,0% ou 4,0% de Creolina em água (vide tabela) e manter a solução em contato com a superfície a ser desinfetada durante 10 minutos.

- Curativo: uma aplicação diária geralmente por 4 a 5 dias. Agitar bem o frasco de Bactrovet Prata (Sulfadiazina Prata) antes de cada aplicação. Colocar o frasco a uma distância de aproximadamente 10 cm da ferida ou área infestada (bicheiras).

Diagnóstico e tratamento
Em muitos casos, também é possível notar a presença de larvas nas lesões. Feito o diagnóstico, não tem jeito. O veterinário terá que remover as larvas uma a uma com ajuda de uma pinça e também de sedativos, visto que o procedimento costuma ser muito doloroso para o pet.

Nunca utilize creolina para tratar a bicheira, isso ocasiona intoxicação, queimadura química e pode até matar o animal. Jamais utilize produtos para bicheira na região dos olhos ou boca.

- Pode ser usado em fêmeas gestantes e lactantes; - Capstar tem uma ação de, aproximadamente, 24 horas; - Não é necessário ser administrado junto com alimentos.