Pode fazer compressa de gelo no piercing?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Sim, pode utilizar gelo no local, mas o ideal é procurar atendimento medico para realizar uma reavaliação e avaliar se existe necessidade de utilizar outros medicamentos.

Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

O mais recomendável é aplicar creme antisséptico nas primeiras 48 horas e, ainda, evitar expor o piercing ao sol nos primeiros dias. Além disso, para evitar alergias e infecções, o mais indicado é que o piercing seja preferencialmente de ouro, prata ou aço cirúrgico.

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

Limpar a pele em volta do local lesionado com gaze umedecida com soro fisiológico; A higiene da região deve ser feita com um sabonete neutro ou antibacteriano; Manter o local onde foi feito o furo seco e bem arejado; Além disso, pode ser prescrita uma pomada de antibiótico no local para evitar qualquer infecção.

Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos. Neste tempo, troque a gaze durante algumas vezes.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.

Piercing na orelha
A duas infecções mais comuns da orelha são a celulite, provocada pela bactérias Staphylococcus aureus, e a pericondrite, que é a inflamação da cartilagem da orelha e costuma ser provocada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

"Todos os piercings doem de uma maneira ou de outra. A dor deve durar apenas um segundo mas a área pode ficar dorida durante mais ou menos uma semana.

Repita o processo de higienização 1x ao dia, durante o banho; Use compressa de soro fisiológico morna 2x ao dia; Mantenha estes cuidados por, no mínimo, 90 dias sem remover a joia.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

Antibiótico / Cicatrizante (12)

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

Evite o uso de álcool ou água oxigenada. Usar qualquer um dos dois na limpeza do piercing é má ideia, pois ressecam a pele e podem causar irritação. Além do mais, eles impedem o desenvolvimento de novas células saudáveis no furo, retardando a cicatrização.

Segure uma gaze embebida na solução salina em cima do piercing por cinco minutos. Molhe uma gaze ou um papel-toalha no soro e pressione-o de leve no local por cinco minutos. Assim, as células mortas da pele ficam amolecidas e saem quando você for secar o piercing.

Sim, irá doer um pouco. Mas, isso dor é algo pessoal. Por isso, em algumas pessoas mais e em outras menos. Descubra nesse post o nível de dor de cada região do seu corpo.

Não mexer ou girar sua joia!
A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

Uma perfuração não cicatriza em trinta dias, inclusive, esse processo pode se estender de quatro a seis meses. E como eu vou saber se meu piercing já está cicatrizado? Sua perfuração não tem mais vermelhidão e nem inchaço, também, não tem mais secreções e ela sempre está sequinha, tem ausência de dor.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.