Pode fazer compostagem com terra?

Perguntado por: nramos2 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A compostagem pode ser feita no próprio solo, em um canto no quintal, ou em um recipiente que reúna o material.

Produtos necessários para fazer a composteira doméstica
Terra adubada; Uma pequena torneira; Folhas secas ou serragem grossa.

O que não colocar na composteira: Resíduos de carne, restos de queijo, fezes de cachorro, papel higiênico. Evite colocar na composteira: Cascas de frutas cítricas, folhas de jornal coloridas, alimentos temperados com sal ou açúcar.

Esta primeira camada vai funcionar como dreno para a composteira. Em seguida deve-se colocar a terra com as minhocas e logo acima os resíduos orgânicos. É importante que os resíduos sejam cobertos com outra camada de folhas secas para contribuir com a oxigenação.

O que é uma composteira? A composteira nada mais é do que o lugar (ou a estrutura) próprio para o depósito e a compostagem do material orgânico, onde o lixo orgânico será transformado em húmus.

Popularmente chamada de terra orgânica, o composto vegetal é uma mistura de materiais orgânicos que ajudam a enriquecer o solo com nutrientes. Em geral, este composto é formado por restos de alimentos, folhas secas, cinzas e outros tipos de materiais orgânicos.

14) Quando o composto está pronto? A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira. O composto está pronto quando após o revolvimento da leira a temperatura não mais aumentar.

Se o processo de compostagem está sendo feito corretamente, a composteira não deve ter cheiro desagradável ou muito forte. Por estarmos presenciando o processo de decomposição orgânica, é natural que haja um cheiro característico da composteira.

Ou seja, em vez de jogar no lixo, você pode colocar areia para gatos na composteira, reaproveitando os resíduos para criar um fertilizante para suas plantas.

Como usar a casca de cítricos na compostagem
O que deve ser feito ao adicioná-los na composteira é aumentar a quantidade de serragem na pilha. Além de afastar roedores e baratas, as cascas de laranja, limão, tangerina são ótimas fontes de nitrogênio, fósforo e potássio para pilha de composto.

Muito fácil: através de um compostor Bokashi, que cabe facilmente em qualquer canto da tua cozinha. Os resíduos fermentados dentro do compostor Bokashi são ricos em microrganismos eficientes que vão ajudar a acelerar o processo de compostagem.

“A compostagem é um processo simples que transforma os resíduos orgânicos em um adubo de excelente qualidade. A gente pode usar diversos materiais como folha seca, capim, resto de alimentos (frutas e legumes), casca de ovo e borra de café.

A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito por meio do processo de compostagem.

As desvantagens são: a capacidade de transformar o resíduo em adubo e de armazenagem é reduzida; é necessária a segregação dos resíduos orgânicos antes de enviar para compostagem, pois nem todo resíduo orgânico pode ser compostado.

Sua Composteira Doméstica deve ficar em um local arejado e sombreado.

Para preparar o próprio composto orgânico para adubar sua horta doméstica, pode-se usar as sobras de alimentos crus, resultantes do preparo das refeições, como restos de verduras não temperadas, folhas danificadas, cascas, frutos podres, alguns bagaços, borra de café, cascas de ovos, enfim, todo o lixo orgânico deve ...

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.