Pode fazer caminhada de manhã em jejum?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

14 horas

O exercício aeróbico em jejum deve ser feito logo pela manhã, com jejum de 12 a 14 horas, sem consumo de suplementos, como BCAA, e deve ter intensidade baixa, sendo recomendado uma caminhada de mais ou menos 45 minutos.

Fazer uma caminhada pela manhã aumentará sua frequência cardíaca e fluxo sanguíneo, além de despertar seu sistema nervoso. É também a oportunidade perfeita para se concentrar na respiração, o que ajuda a melhorar os níveis de oxigenação e energia.

E não se preocupe se não conseguir acordar cedo: a ideia é dar uma caminhada até duas horas depois de se levantar da cama. Isso também pode ajudar se você trabalha em turnos ou se seu horário de trabalho não é convencional. No entanto, se você está acordado quando o Sol está nascendo, ainda melhor.

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

A nutricionista Letícia Mazepa, que faz parte do Conselho de Nutricionistas do Paraná, explica que antes da caminhada é preciso fazer uma refeição ou lanche que contenha fontes de carboidratos, pois esse nutriente será uma importante fonte de energia ao longo do exercício.

- Não vá treinar com fome: Durante a prática o corpo precisa de energia para executar as atividades, por isso, se o seu estômago estiver vazio vai ocorrer uma perda calórica por desidratação, o que se torna um risco para a saúde.

O método de exercício em jejum também pode afetar a saúde de quem o pratica. A falta de comida pode levar a um quadro de hipoglicemia que é quando a quantidade de açúcar no sangue cai drasticamente. Esse fato pode provocar algumas sensações de mal-estar, como dor de cabeça, fadiga, tontura, enjôo, náusea e até desmaio.

Após a caminhada
Logo após o fim do esforço físico, deve-se consumir uma barra de cereal proteica ou um suplemento de proteína para iniciar o processo de recuperação muscular. Outra opção é fazer um lanche com boas fontes proteicas, como um sanduíche de frango e queijo, ainda antes do jantar.

Caminhar 30 minutos aumenta o fluxo sanguíneo para áreas tensas e ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações. De fato, pesquisas mostram que caminhar por pelo menos 10 minutos por dia – ou cerca de uma hora por semana – pode evitar a incapacidade e a dor da artrite em adultos mais velhos.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

Ao caminhar regularmente, as válvulas do seu coração passam a trabalhar mais — fator que estimula a circulação de hemoglobina e melhora a circulação de oxigênio no corpo. Dessa forma, você tem menos chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio.

Quem está começando a fazer caminhadas leves deve praticar durante 30 a 60 minutos pelo menos três vezes por semana. Para emagrecer, o ideal é fazer caminhadas de 1 hora no mínimo, de acordo com os especialistas no assunto.

Os músculos da parte inferior do corpo são os mais usados durante uma caminhada – glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas são os principais, diz Boyle. Você também usará os músculos do braço ao balançar os braços; e seu núcleo, ombros e parte superior das costas são ativados para ajudá-lo a manter a postura.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

De maneira geral, a parte da tarde é mais produtiva que a parte da manhã. Um estudo feito com nadadores – comparando a produtividade dos treinos – demonstrou isso. Alguns cardiologistas recomendam que, quando existe algum problema cardíaco, o ideal é que as atividades esportivas, como a caminhada, sejam feitas à tarde.