Pode fazer aula de dança e musculação no mesmo dia?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

A dança junto da musculação potencializa os ganhos e contribui para que os objetivos sejam alcançados mais facilmente. Em relação a uma pessoa que só faz musculação, a alternância com modalidades de danças tornará o trabalho físico mais completo, com mobilidade, resistência, amplitude, entre outros benefícios.

Uma combinação de treino de musculação e exercícios aeróbicos pode ser a melhor maneira de pessoas acima do peso diminuírem fatores de risco de diabetes e doenças cardíacas, sugere um novo estudo.

Musculação e a perda de gordura
Uma estratégia bem elaborada leva em consideração não só o gasto enérgico proporcionado pela atividade física durante a sua realização, e sim durante as 24 horas do dia, e é aí que a musculação se mostra mais eficiente do que os exercícios aeróbicos na perda de gordura.

Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um exercício aeróbico. Para você ter uma ideia, após a atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora.

Logo, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. Caso o propósito principal seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o aeróbico.

Depois de terminar o treinamento, é hora de fazer um alongamento mais suave, devagar e prestando atenção na respiração. Esse tipo de alongamento ajuda a descansar melhor o corpo, a limpar as toxinas dos músculos e a se recuperar mais rapidamente.

Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.

Para o corpo, a dança promove aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico. Uma boa fórmula para perder peso e garantir mais saúde se divertindo!

A dança é um é ótimo exercício cardio
Resistência para coração e pulmões, força muscular, flexibilidade, composição corporal – mexeu o esqueleto, mexeu também com cada uma dessas peças do bem-estar.

O sapateado é um dos ritmos com maior trabalho aeróbico.
Além disso, sua prática não apenas ajuda a oxigenar o corpo e queimar gorduras.

Se o indivíduo deseja ganhar massa muscular, a queima de calorias será uma consequência, portanto, a recomendação é fazer a musculação antes do treino aeróbico. Se o objetivo principal é perder peso e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é fazer o aeróbico primeiro.

Uma dica é deixar cada um em dias alternados ou horários diferentes — aeróbico de manhã e musculação a noite, por exemplo. Contudo, lembre-se de que seu corpo também precisa de descanso, principalmente, a musculatura que foi exercitada.

O aeróbico intercalado com a musculação é quando você realiza 2 ou 3 séries de exercícios com peso e em seguida faz um HIIT — estímulo aeróbico de alta intensidade e curta duração. Após o HIIT pode se descansar por 1 ou 2 minutos e o ciclo se repete novamente.

zumba

A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba.

Quanto mais você dança, mais você perde peso. Dançar por 50 minutos – a duração de uma aula na sua academia, um estúdio ou mesmo em vídeo – pode queimar cerca de 300 calorias em uma mulher. Tudo isso enquanto se diverte! Então não espere perder peso muito rápido.

zumba

A zumba é uma das melhores danças para perder calorias e tonificar os músculos, os movimentos estimulam músculos diversos do corpo, para quem procura definição, deixar os músculos mais aparentes, zumba é uma boa opção. A zumba é o estilo que mais queima calorias, e por isso é muito procurado.

A musculação ajuda a emagrecer, assim como qualquer exercício físico que você realizar, afinal, todas as modalidades provocam a queima de calorias. Mas o resultado não depende apenas da atividade, mas também do seu metabolismo, do tempo que você se exercita por semana e da intensidade do exercício.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Emagrece, sim!
De tão divertida, a dança nem parece um exercício físico. Mas, assim como outras atividades, em um ritmo intenso ela acelera o batimento cardíaco (em média, a 79% da frequência máxima, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Brighton, na Inglaterra).