Pode fazer agachamento livre todos os dias?

Perguntado por: egil . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Mas será que incluir o agachamento no treino todos os dias é uma boa ideia? “Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Quantas vezes por semana devo fazer o agachamento? Para obter bons resultados, o exercício deve ser feito pelo menos três vezes por semana – por cerca de 10 a 20 minutos – e de preferência em dias intercalados, para que os músculos possam se recuperar e para evitar machucados.

Treinar perna todo dia pode aumentar o risco de lesões
Essa situação pode elevar o risco de lesões musculares, assim como articulares”, explica.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Quantos agachamentos para ver os resultados e ficar mais fortes: Se o seu o resultado final é melhorar a força da parte inferior do corpo, o n você deve treinar e fazer agachamentos a cada dois dias ou três vezes por semana. Sua meta deve ser 3 séries entre 4 e 8 repetições.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá. Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Você pode incorporá-lo à sua rotina fazendo três séries de 10, cerca de duas a três vezes por semana.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

O repouso deve ser sempre respeitado de 48 horas, mas podendo ser até 24 horas dependendo do grau de treinamento e do tipo de treino que a pessoa está fazendo no momento.

O agachamento búlgaro é também um bom exercício para fortalecer as pernas e favorecer a hipertrofia. Para fazer esse exercício, deve-se dar um passo grande à frente e apoiar o pé de trás em um banco ou cadeira, inclinar um pouco o corpo para frente e descer tentando encostar o joelho de trás no chão.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.

Riscos do agachamento profundo
Realmente, quem agacha a 90º de flexão está expondo as estruturas articulares a maior pressão e estresse. Portanto, aumenta muito as chances de lesão, especialmente se o aluno já tiver alguma compensação ou desvio postural.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

März 2022. Pontuação: 4.5/5 ( 54 avaliações ) Quanto tempo para ficar com o corpo definido? Geralmente, o tempo que se leva para ganhar massa muscular fazendo os exercícios citados acima é de, aproximadamente, 6 meses, mas isso depende do biotipo do indivíduo e de sua carga genética.

Comece ficando com os calcanhares juntos com os dedos apontando ligeiramente para fora com as pernas esticadas. Mantenha o bumbum contraído e dobre os joelhos até se sentir confortável. Permita que seus calcanhares subam na parte inferior do agachamento. Volte a ficar em pé.

No agachamento, a recomendação mais comum para quem quer usar cargas cada vez maiores ou fazer mais reps a cada sessão é fazer o exercício com maior frequência ou aumentar o volume (número de séries) a cada sessão.

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.

Agachamento
Para realizá-lo, deixe os pés paralelos ao quadril e contraia bem o abdômen para não sobrecarregar a lombar. Jogue os glúteos para trás, como se estivesse sentando em um banco, e desça com as costas retas até formar um ângulo de 90° nos joelhos. Suba novamente, sempre olhando para a frente.