Pode fazer agachamento e afundo no mesmo dia?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O afundo e o agachamento unilateral podem fazer parte do seu treino de quadríceps, junto de outros exercícios para membros inferiores. Não esqueça de alongar bem o corpo ao fim da prática. No dia seguinte, você estará novo em folha para uma nova rodada.

Dessa maneira, assim como outros exercícios, é recomendado que os agachamentos sejam feitos até três vezes por semana. Ademais, prefira realizá-los em dias intercalados para que os músculos possam se reconstruir.

Esse movimento, quando feito corretamente e em frequência regular, fortalece músculos e articulações, além de aumentar a flexibilidade. “O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

glúteos

Afundo: para o que serve? Esse exercício trabalha muito bem os glúteos, ajudando a moldar o bumbum e as coxas.

Quais músculos se trabalha no afundo? O afundo é um exercício conhecido e muito popular. É um movimento multiarticular, que trabalha quadríceps (coxa), isquiotibiais (posterior de coxa) e glúteo máximo (maior porção do bumbum), e pode ser considerado um exercício completo para o trabalho de membros inferiores.

Adivinha qual deles teve a maior atividade sobre o glúteo máximo? Isso mesmo, o afundo, seguido pelo stiff, depois o agachamento em 90º e por último o clássico extensão de quadril em 3 apoios.

Você pode incorporá-lo à sua rotina fazendo três séries de 10, cerca de duas a três vezes por semana.

A resposta é que treinar pernas e glúteos todos os dias não é o ideal. Geralmente, após um treino de força, a recomendação é dar ao menos um dia de descanso total para o grupo muscular antes de voltar a trabalhá-lo.

Para que serve agachamento todos os dias
Apesar de trazer benefícios até mesmo para as costas, os principais atrativos desse tipo de exercício são o fortalecimento e a modelação de pernas e do bumbum. Dependendo da variação, ele pode ser importante para diversos objetivos.

Agachamentos
O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida. Além disso, os glúteos não são deixados de lado nesse exercício, o que o torna bem completo.

Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá. Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.

Existem vários agachamentos desenvolvidos hoje em dia, mas nada o impede de praticar mais de um tipo. A presença de duas ou mais variações desse exercício deixa o treino ainda mais completo. E associe esse treinamento a uma boa alimentação e perceba os resultados!

Entre os exercícios mais recomendados estão o agachamento, o levantamento terra, o afundo, o glúteo 4 apoios e o stiff. Esses exercícios focam principalmente nos músculos glúteos (glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo) e também podem envolver outros músculos das pernas e da região lombar.

Agachamento
Para realizá-lo, deixe os pés paralelos ao quadril e contraia bem o abdômen para não sobrecarregar a lombar. Jogue os glúteos para trás, como se estivesse sentando em um banco, e desça com as costas retas até formar um ângulo de 90° nos joelhos. Suba novamente, sempre olhando para a frente.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.