Pode fazer agachamento com lesão no joelho?

Perguntado por: rjesus8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Tem dúvidas sobre dores no joelho ou agachamento? Muitas pessoas se perguntam se podem fazer o exercício de agachamento. A resposta simples é: SIM, você pode e deve fazer esse movimento, não existe contraindicação absoluta para realizar esse exercício se você não tem dor, é claro.

Agachamento livre com barras
É um exercício bastante semelhante ao anterior, porém, com uma barra apoiada nas costas, na região do trapézio. É importante manter o peito para fora, e não curvado para dentro. Para este exercício, o joelho deve ser flexionado até atingir o ângulo de 90°.

Se você tem problemas nas articulações, principalmente nos joelhos, deve evitar os exercícios de alta impacto. Essa categoria consegue definir bastante o corpo e tem alto potencial para queima de gordura, mas em contrapartida ela coloca muita tensão sobre o sistema esquelético e podem até causar lesões.

Utilize joelheiras
As joelheiras garantem a estabilidade dessa articulação durante os exercícios, o que impede que movimentos realizados durante o treino acabem provocando danos no seu joelho.

Contudo, se você não souber a causa da sua dor, você poderá piorar uma lesão preexistente, ou perder a chance de tratá-la e evitar um mal maior. Por isso, se estiver com dor, consulte-se com o ortopedista especialista em joelho pra fazer o diagnóstico e te orientar seus limites nos exercícios.

A musculação pode ser indicada, mas é preciso muito cuidado na escolha dos exercícios para que não haja prejuízo maior ao seu joelho. O mais indicado seria que você primeiramente procurasse um fisioterapeuta, que irá avaliar de forma adequada seu quadro e prescrever os exercícios que você poderá fazer.

Por isso, para não sentir dores no joelho ao treinar na academia, é importante tomar alguns cuidados como, por exemplo:

  1. Fazer exercícios específicos de fortalecimento do joelho.
  2. Aquecer antes de iniciar os exercícios na academia.
  3. Manter seu peso no nível ideal.
  4. Use calçado apropriado.
  5. Conte com um profissional.

Riscos do agachamento profundo
Realmente, quem agacha a 90º de flexão está expondo as estruturas articulares a maior pressão e estresse. Portanto, aumenta muito as chances de lesão, especialmente se o aluno já tiver alguma compensação ou desvio postural.

Fortalecer os músculos da parte inferior do corpo, como quadríceps, isquiotibiais e quadris, é fundamental para melhorar a funcionalidade, flexibilidade e força dos joelhos.

Exercícios de fortalecimento dos músculos da coxa (abdutores e adutores de quadril, extensão e flexão do joelho, agachamentos, exercícios no leg press e agachamento num pé só); Alongamentos que inicialmente devem ser realizados com ajuda do fisioterapeuta, mas que depois poderão ser controlados pela própria pessoa.

Por isso, se você quer saber o que pode ajudar a reduzir a dor da cartilagem do joelho gasta, confira a seguir algumas dicas:

  1. Pratique atividade física.
  2. Faça compressa de água quente ou fria.
  3. Use calçados adequados.
  4. Procure tratamento médico.
  5. Faça fisioterapia.

Entre as posturas ruins para a saúde da articulação estão o hábito de dobrar as pernas para trás ou as estendê-las para frente ao se sentar. Cruzar as pernas ou sentar-se sobre uma das pernas também é uma postura comum no dia a dia da população, mas extremamente ruim para os joelhos.

Simplificando, seu uso resulta em menos dor e inchaço durante e após o desempenho. A compressão também reduziria a vibração muscular, com consequente redução da instabilidade do joelho, proporcionando ao usuário uma base mais estável, importante durante os saltos, torções e agachamentos.

O uso de gelo, imobilizadores e medicamentos anti-inflamatórios são essenciais em um primeiro momento. Além disso, é imprescindível que nestas lesões do joelho o paciente não dobre o joelho mais do que 90 graus nos primeiros 30 dias para não prejudicar a cicatrização dos ligamentos.