Pode fazer aerolin de 20 em 20 minutos?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

EXEMPLO: Se prescritos 4 jatos, a cada 20 minutos por 3 vezes: deve ser feito todo o processo acima descrito por 4 vezes a cada jato.

Use um broncodilatador de ação rápida, mais frequentemente em bombinha, de 2-4 jatos por vez, com pausa de 30 segundos entre as doses. Aguarde o efeito da medicação por até 30 minutos.

Dosagem. Aerolin® tem uma duração de ação de 4 a 6 horas na maioria dos pacientes. Como podem ocorrer reações adversas causadas por doses elevadas, não aumente a dose nem a frequência de uso de Aerolin®, a menos que seu médico recomende.

Adultos, 4-10 puffs a cada 20min, preferencialmente com espaçador. Crianças: 1 puff / 2-3Kg a cada 20 min, preferencialmente com espaçador.

MÉDICO AVALIA, INICIA TRATAMENTO E ACIONAR O SAMU - Salbutamol: - 100mcg: 6 jatos com espaçador e máscara ou 2,5mg (solução) por nebulização. De 20 em 20 minutos se necessário.

De acordo com a orientação do médico, Aerolin® solução para nebulização pode ser usado de forma contínua (ou seja, sem interrupções) ou de forma intermitente (apenas quando necessário). Nessa forma de tratamento, pode-se repetir o uso 4 vezes no dia.

As crianças pequenas ou que não conseguem fazer esforço suficiente para utilizar a bombinha para asma, devem usar o Espaçador. Ele é um reservatório onde o medicamento que será inalado, fica suspenso, aguardando a inspiração e expiração da criança e permitindo uma maior deposição pulmonar da medicação.

Os efeitos colaterais mais frequentes são leves: tosse, rouquidão e irritação na garganta.

Aerolin® xarope tem uma duração de ação de 4 a 6 horas na maioria dos pacientes. Posologia Adultos: A dose usualmente eficaz é de 4 mg de salbutamol (10 mL de xarope) 3 ou 4 vezes ao dia. Caso não se obtenha a broncodilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada para até 8 mg (20 mL de xarope).

Falta de ar: o que fazer? Independentemente da idade, seja criança ou adulto, caso a pessoa tenha uma crise de asma e não tenha por perto uma bombinha, que é considerada uma “medicação de resgate”, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e procurar um atendimento médico o mais rapidamente possível.

Deve ser feita pelo menos uma vez por semana, pois resíduos podem obstruir a saída do medicamento na válvula.

Quanto tempo pode durar uma crise de asma? Há crises asmáticas que duram minutos, horas ou até dias. Mas é preciso atenção ao agravamento de sintomas como dispneia e cansaço, que devem passar depois de um dia. Caso se mantenham ou se agravem, é recomendado procurar ajuda médica.

Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tremor. Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça; aumento da frequência dos batimentos do coração; palpitações; câimbra muscular.

Alguns sinais são indicativos de emergência para o paciente com asma:

  • tosse intensa;
  • chiado no peito;
  • pulsação rápida;
  • dificuldade para respirar;
  • fadiga em atividades leves;
  • dor, aperto ou pressão no peito. 2,3

Como é o tratamento para crise de asma?

  1. Usar medicações: anti-inflamatórios e broncodilatadores;
  2. Fazer nebulizações com soro fisiológico;
  3. Praticar esportes que trabalham a respiração, a exemplo da natação;
  4. Evitar exposição a agentes ameaçadores: poeira, cigarro e frio, por exemplo, podem piorar a situação.

Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia Délio Campolina, em excesso, o salbutamol causa a aceleração dos batimentos cardíacos, o que pode levar a uma parada cardíaca e até o óbito.

Adultos – 200 mcg, 30 a 60 minutos antes do exercício. Crianças – 100 mcg, 30 a 60 minutos antes do exercício, podendo ser aumentada para 200 mcg, se necessário. Terapia crônica: Adultos: Até 200 µg, quatro vezes ao dia.