Pode fazer acupuntura duas vezes na semana?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O tratamento de acupuntura consiste de 5 a 10 sessões, que podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Em casos crônicos, pode ser necessário mais sessões.

Após a sessão de Acupuntura: – Não tenha contato prolongado com água nas próximas duas horas (evite banho, hidroginástica, sauna, piscina, duchas, escalda-pés, etc neste período). A água possui eletrólitos (cloro e flúor, por exemplo) que podem interferir com o tratamento realizado.

Em geral, as sessões de acupuntura devem ser realizadas semanalmente e, para um bom resultado, é sugerido o mínimo de dez sessões.

Entre os efeitos decorrentes da acupuntura, alguns mais inofensivos, como leve dor, gotinhas de sangue ou manchas roxas no local de aplicação das agulhas, são esperados e não devem assustar quem os apresenta. Isso porque elas passam por locais muito irrigados.

O tratamento de acupuntura consiste de 5 a 10 sessões, que podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Em casos crônicos, pode ser necessário mais sessões.

O preço médio nacional de uma sessão de acupuntura varia entre R$ 40,00 e R$ 250,00.

Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.

Riscos. A acupuntura é uma técnica natural e leve, mas, diferentemente do que muitos pensam, ela apresenta riscos por ser um método invasivo. “Como ela trabalha com a energia, é muito importante estar bem nutrido.

Raio laser, auriculoterapia, shiatsu e moxabustão são alguns dos variados tipos da aplicação da medicina chinesa sem agulhas.

Estruturalmente, as agulhas de acupuntura são formadas por um eixo de aço inoxidável, com uma alça feita de cobre ou aço, com exceção das agulhas japonesas que têm um cabo de plástico com código de cores.

Ao estimular os pontos específicos, é possível regular a produção e a liberação noturna de um hormônio chamado melatonina, responsável pelo sono. Além disso, os benefícios no tratamento do estresse e da ansiedade também exercem efeitos positivos para quem sofre com dificuldade crônica para dormir.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas que existem na pele e nos tecidos ao redor; este estimulo segue pelos nervos periféricos ate o sistema nervoso central (medula e cérebro) e libera substâncias químicas(neurotransmissores), promovendo efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante ...

A sensação percebida pela aplicação das agulhas de Acupuntura é rápida e de pequena intensidade, sendo comumente não dolorosa devido ao pequeno diâmetro (0,25 mm) da agulha e à técnica de inserção. Logo, acupuntura não deve ser dolorosa e sua aplicação é muito bem aceita pelos pacientes.

Um desses pontos, por exemplo, é o Yintang, que fica localizado no meio da testa, exatamente entre as sobrancelhas. Ao ser estimulado pela agulha, esse ponto é capaz de acalmar a mente e diminuir tonturas e dores de cabeça.

Utilizamos agulhas ou frequências luminosas no tratamento (nunca sementes ou cristais), e espera-se que as agulhas sejam expelidas naturalmente quando o ponto estiver tratado. As ahulhas podem permanecer de 1 a 20 dias. O ideal é que utilizemos o mínimo de pontos possível.