Pode fazer acidificação com limão?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Um ingrediente super popular e que não pesa no bolso, o limão é ideal para usar nos cabelos. Além de fazer a acidificação no cabelo, ele ainda promove uma limpeza profunda no couro cabeludo, reduzindo a oleosidade da raiz e promovendo a renovação celular.

– 1 colher de vinagre. – 3 colheres de condicionador. Misture o vinagre com o condicionador e aplique nos fios após utilizar o shampoo e máscara de sua preferencia. Pronto o resultado é surpreendente você irá salvar o seu cabelo que está danificado, deixando-o muito hidratado e brilhoso!

Quais são os benefícios do limão no cabelo? Por ser rico em vitamina C, o limão no cabelo oferece uma gama de benefícios para os fios, como a maciez, a hidratação das madeixas e a a sensação de frescor.

Além de fazer a acidificação dos fios, ele ainda promove uma limpeza profunda no couro cabeludo, reduzindo a oleosidade da raiz e promovendo a renovação celular.

Apesar da loção ter suco de limão na composição, a tricologista não recomenda passar o limão diretamente no couro cabeludo. “Não recomendo passar diretamente o limão na cabeça por dois motivos: ele pode dar um efeito imediato, mas não tem o poder de tratamento, como os óleos essenciais têm.

Por isso, algumas pessoas recorrem à acidificação, para reequilibrar o pH dos fios. Um jeito caseiro de fazer o procedimento é usando uma mistura de 30 ml de limão com 150 ml de água. Aplique nos fios úmidos, depois de lavar com shampoo, deixe agir por 5 minutinhos e retire com água.

A hidratação é o tratamento mais indicado para os cabelos com baixa porosidade. Como as cutículas estão muito fechadas, a fibra capilar não vai conseguir absorver nutrientes maiores, como as proteínas. Apesar de não aparentar ressecamento e frizz, esses fios podem demorar mais para secar e ficam um pouco ásperos.

Um ingrediente super popular e que não pesa no bolso, o limão é ideal para usar nos cabelos. Além de fazer a acidificação no cabelo, ele ainda promove uma limpeza profunda no couro cabeludo, reduzindo a oleosidade da raiz e promovendo a renovação celular.

Lembre-se que a acidificação não pode ser feita com muita frequência para não acabar danificando os fios. Tudo em excesso faz mal! Caso seu cabelo esteja muito danificado, faça 1 vez na semana, já se o dano é médio, faça apenas 1 vez a cada 15 dias e se o cabelo não estiver tão danificado, faça 1 vez ao mês!

Deixe agir por cinco a 10 minutos e enxague”, explica a especialista. Porém, usar vinagre de maçã ou limão, por exemplo, para o tratamento não é de todo recomendado.

Quando o cabelo é danificado pelas químicas, seu pH tende a ficar muito alto. Por isso, a acidificação capilar neutraliza e equilibra este pH. A especialista alertou que não são todos os fios que devem usar o produto, pois “a acidificação é mais indicada para cabelos que passaram por químicas agressivas nos fios”.

Qualquer vinagre funcionará, até o de álcool.

O vinagre de maçã é um tratamento acidificante que usa o poder do seu ph ácido – de 3 a 3,5 – para fechar as cutículas capilares que estão muito abertas.

Limão não só ajuda a clarear o cabelo, mas também aumenta o brilho e suavidade. Para um clareamento mais eficaz, você pode misturar o suco de limão com bicarbonato de sódio ou com água morna. Aplique a mistura no cabelo e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar.

A mistura deve descansar por meia hora antes da aplicação e, após a aplicação, o cabelo só pode ser lavado uma hora depois. Além de usar o suco de limão nos cabelos, se você quiser evitar a propagação da caspa, é recomendável lavar pentes e escovas com água e sabão.

Cuidado redobrado com o limão nos fios
Para usar, é só espremer o suco de três limões, misturar com água morna e passar nos fios. A recomendação é deixar agir nos fios por apenas 5 minutos e depois retirar todo o excesso.