Pode fazer a fórmula do bebê com água fria?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O padrão de temperatura recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o preparo da fórmula é de 70ºC, mas você pode conversar com o seu médico sobre isso, pois alguns profissionais da saúde defendem que a fórmula pode ser preparada com água fria, desde que tenha ...

Retirar a mamadeira da geladeira e colocar na água quente; Deixar a mamadeira na água quente por 15 minutos. A fórmula infantil deve atingir uma temperatura de 37°C, ou seja, uma temperatura corporal, considerada segura para prevenir queimaduras na boca do bebê.

Para bebês que mamam no peito e complementam com fórmula: oferecer entre as mamadas, uma pequena quantidade. A quantidade é proporcional a quantidade de complemento. Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água.

NÃO!! As formulas devem ser preparadas e utilizadas imediatamente. A agua utilizada deve ser filtrada e fervida antes do uso no preparo.

A água que será utilizada para preparar o leite deve ser de qualidade e estar livre de bactérias e outros micro-organismos. Por isso, o ideal é usar água mineral ou, se for preciso usar água de filtro comum ou da torneira, que ela seja fervida anteriormente para matar qualquer bactéria que ela possa conter.

Sim, é seguro para o bebê beber fórmula fria.
A temperatura da fórmula não afeta seu valor nutricional. Alguns bebês até preferem a fórmula fria, enquanto outros podem gostar de consumí-la aquecida.

Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato.

No entanto, recomenda-se que as fórmulas não sejam mantidas em temperatura ambiente por mais de duas horas, mesmo quando a diluição ocorre em temperatura não inferior a 70ºC, tendo em vista a possibilidade de contaminação tanto no preparo quanto durante a alimentação.

"A substituição da fórmula com leite de vaca por uma fórmula feita com soro hidrolizado é efetiva no tratamento da cólica infantil", informou a equipe chefiada por Peter L.B.J Lucassen, da Universidade Vrije, em Amsterdã (Holanda).

Se quiser ter máxima praticidade e zero risco de contaminação, a água filtrada é a melhor alternativa para preparação de fórmulas infantis.

Quantas vezes devo dar mamadeira? O bebê pode solicitar o peito ou a mamadeira com um intervalo de uma a três horas. A partir do primeiro mês de vida, os horários se tornam mais regulares e ele tem fome, em média, a cada três horas durante o dia e a cada quatro horas de madrugada.

Água para o bebê: até aos 6 meses de idade
A necessidade média diária de água para o bebê saudável, até aos 6 meses de idade, é de cerca de 700 ml.

Nada de oferecer água, chá ou outro líquido. Uma alternativa para o leite materno é o leite de coco fresco, feito em casa com a própria água do coco, muito bom, pois se assemelha bastante ao leite materno e rapidamente seu bebe recupera o peso.

Ferva água potável durante 5 minutos. Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70°C. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, previamente fervida, indicada nas instruções de uso. Encha a colher-medida que está no interior da lata e retire o excesso de pó, nivelando-a.

Ferva a água potável durante 5 minutos e deixe resfriar por cerca de 15 minutos até atingir a temperatura de 70ºC. O uso de água e mamadeiras não fervidas pode provocar doenças ao lactente. Coloque na mamadeira esterilizada a quantidade exata de água previamente fervida.

Coloque na mamadeira esterilizada a quantidade exata de água previamente fervida. Sempre utilize a colher-medida contida nesta embalagem. Encha a colher-medida e nivele-a com o auxílio de uma faca limpa e seca.

Os bebés saudáveis de termo podem beber leite materno à temperatura ambiente ou aquecido até à temperatura corporal. Alguns têm uma preferência; outros não se importam.

Uma água com baixa mineralização é ideal para a preparação dos alimentos para lactentes, uma vez que dissolve com mais facilidade os leites artificiais e as papas e não influencia o sabor ou a composição nutricional destes alimentos, não sobrecarregando os rins das crianças.