Pode fazer a ceia de Natal no dia 25?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Sim! Como hoje em dia a festa é mais do que um festival religioso, as regras não são tão rígidas assim. O horário para iniciar a ceia de Natal depende de cada família e muita gente opta por começar antes do badalar da meia-noite, ainda na noite do dia 24.

A Bíblia não diz em qual data Jesus nasceu, mas afirma que foi durante a noite. Por isso, a madrugada de 24 para 25 de dezembro é conhecida como “noite feliz”, e carrega enorme importância para a maioria dos países cristãos.

Na melhor das hipóteses, as decorações são mantidas até 1.º de janeiro ou um pouco mais tarde, para “adentrar” o novo ano. Depois disso, o período de comemorações termina.

A resposta é não, apesar de a ceia cair em plena sexta-feira (dia em que, segundo a Igreja, deve haver abstinência de carne) Em 2021, o Natal cai no sábado. Mas é costume entre as famílias se reunir para começar a celebração do nascimento de Jesus já na noite da véspera da festa. Trata-se da tradicional ceia de Natal!

No dia 25 de dezembro, na maior parte dos países de cultura cristã, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, considerado pela tradição cristã como o filho de Deus e uma das três partes da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai.

Com o crescimento do Cristianismo, sobretudo a partir do século IV, acredita-se que o dia 25 de dezembro foi ressignificado como o nascimento de Cristo para enfraquecer as comemorações pagãs e conquistar fiéis para o cristianismo.

Assim, o dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno.

O que não pode faltar na ceia de Natal?

  • Pratos principais: peru, chester, tender, pernil, lombo, frango, peixe, carne assada com batatas, cordeiro e massas.
  • Acompanhamentos: arroz à grega, arroz com amêndoas, maionese, salpicão, salada, farofa, suflê de legumes, cuscuz marroquino e lentilha.

Ceia: duas horas depois do jantar e uma hora antes de ir para a cama. Esse é um bom cálculo para estabelecer a hora da ceia.

Bem, Jesus. É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero.

Diversas pessoas comemoram o dia de diferentes maneiras, alguns organizam grupos de cantores para cantar músicas natalinas, fazem grandes refeições com comidas tradicionais de Natal, em algumas culturas os presentes são trocados e abertos na noite da véspera de Natal, além de muitas terem árvores de natal, tanto ...

O Tempo do Natal é o prolongamento da solenidade celebrada nos dias 24 e 25 de dezembro, estendendo-se à Festa do Batismo do Senhor. Este é um dos 4 tempos solenes da igreja, juntamente com o Advento, a Quaresma e a Páscoa.

Happy Christmas {interj.}

Sem dúvida os embutidos são os grandes vilões. Seja pelo excesso de sódio ou gordura, uma pequena porção de 100 gramas pode conter até 100 calorias. Prato principal, os perus congelados têm até 711 miligramas por porção de 100 gramas, então também excedem o valor máximo recomendado.

4 alimentos que você deve evitar na ceia de Natal

  • Carne. ...
  • Frutos do mar. ...
  • Álcool. ...
  • Açúcar.

SUPERSTIÇÕES NA CEIA: Carne de porco
Dentre elas a tradição de comer a carne de porco, segundo místicos, veio da China, pelo fato de acreditarem ser um animal que atrai prosperidade, isso porque o porco “fuça para a frente”.

Origem do Natal
O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.