Pode fazer 2 vezes o Enem?

Perguntado por: esilva4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos. 16 - A nova prova do Enem vai trazer questões sobre língua estrangeira?

Todos que concluíram o ensino médio podem fazer o Enem para tentar ingressar no ensino superior e investir na carreira que desejam. O que acontece é que aqueles vestibulandos que estudaram todo o ensino médio na rede pública podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame.

O Enem só aceita inscrições de alunos que estejam devidamente matriculados no Ensino Médioou que já tenham terminado os estudos. A boa notícia é que você pode se inscrever como treineiro se não estiver no último ano do Ensino Médio.

Em termos gerais, no entanto, não existe um tempo de validade específico para as notas. Então, se você fez o Enem há quatro anos, por exemplo, a nota continua válida para ser usada nas faculdades e universidades privadas.

Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa com condições de responder a prova, por qualquer faixa etária.

Quem quiser fazer uma prova para obter o certificado do Ensino Médio pode fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Mas atenção! Esse certame não é obrigatório.

O Enem 2022 teve como tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.

Para a maioria dos participantes a inscrição é paga, mas há dois grupos que podem ser dispensados dessa cobrança: Estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o terceiro ano do ensino médio. Estudantes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os estudantes que estiverem no 1º ou 2º ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que, mesmo se tiverem uma nota boa o suficiente para serem aprovados, não poderão utilizar essa nota no Sisu, Fies ou Prouni, programas que permitem o ingresso em universidades públicas ou privadas.

A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz a novidade do pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito, no valor de R$85.

E idade máxima? Da mesma forma que não existe idade mínima, também não há um limite de idade para prestar a prova. Pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, quem não concluiu os estudos e até idosos podem realizar o exame.

Em 2022, apenas os estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio poderão fazer o exame.

O programa abre as inscrições duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Porém, só aceita a nota do Enem mais recente. Então se você quer concorrer a uma vaga no Sisu 2022, você só poderá usar a nota do Enem 2021.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 se aproxima, com a contagem regressiva de dois meses para as provas regulares, que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Correção do ENEM 2022
Os critérios de correção deverão continuar sendo de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento totalizando 1.000 pontos nas questões objetivas. E a prova de redação também valerá 1.000 pontos.

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Má qualidade de vida, falta de acesso aos serviços de saúde, baixos salários, desemprego, interrupção de um futuro melhor. Uma introdução bem negativa pra falar sobre educação, mas, infelizmente, essas são algumas consequências bastante comuns aos brasileiros que não concluem o Ensino Médio.

Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro; veja o cronograma.

Como é a prova?

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.