Pode fazer 2 semestre na faculdade?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Começar uma faculdade no segundo semestre traz diversas vantagens e pode, sim, ser uma boa ideia. Por isso, se você não passou no vestibular no início do ano, não se desespere! Dentro de apenas seis meses, poderá tentar mais uma vez.

Após uma parada para exames e férias, o segundo semestre começa em 21 de setembro, com término previsto para 31 de janeiro de 2023.

O estudante que não terminou a vida escolar pode sim prestar o vestibular, mas como treineiro. Quando este estudante participa do processo seletivo propriamente dito, declara falsamente ter concluído o ensino médio no ato da inscrição.

Quais são as vantagens de entrar na faculdade no meio do ano? As graduações iniciadas no meio do ano funcionam do mesmo modo que aquelas de formato mais tradicional. Isso porque a programação, as disciplinas e o corpo docente permanecem os mesmos, garantindo que o ensino ofertado continue sendo de qualidade.

É muito comum acreditar que só é possível entrar na faculdade no começo do ano, mas isso não é verdade. Atualmente, instituições de ensino superior do Brasil inteiro oferecem vestibulares no segundo semestre, que podem ser a oportunidade perfeita para quem deseja começar logo os estudos.

Não! Não há idade mínima para entrar na faculdade. O único requisito para ingressar no ensino superior é ter concluído o ensino médio. Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso ter 18 anos para começar uma graduação, mas isso é um mito.

4 anos (8 semestres)

Quando abrem as inscrições para o Sisu 2023? De acordo com as informações divulgadas pelo MEC, as inscrições para a edição de segundo semestre do Sisu 2023 têm início no dia 19 de junho 2023, estendendo-se até o dia 22 do mesmo mês.

Portanto, concluímos que 2 semestres equivalem a 12 meses.

Dois semestres formam um ano. Em um ano tem-se: 1º semestre: de 1 de janeiro a 30 de junho. 2º semestre: de 1 de julho a 31 de dezembro.

6 meses

Um semestre é composto por 6 meses. Esse tempo equivale à metade de um ano.

Ora, se o aluno está aprovado em todas as disciplinas, tendo apresentado seu trabalho de conclusão de curso, com aprovação máxima, e, como qualquer aluno concludente, se encontra tão somente aguardando as formalidades necessárias à colação de grau, não há vedação legal para que ela seja antecipada.

No Brasil, existem algumas formações de 1 a 1 ano e meio, mas que são destinadas a quem já tem um diploma de nível superior. Se essa é a sua primeira graduação, o ideal é optar por um tecnólogo — o tipo de formação superior mais rápido, com duração aproximada de 2 anos.

Quem já tem Ensino Superior pode fazer o Enem? O Enem é um exame totalmente aberto e democrático. Por isso mesmo, ele não impede que pessoas que já cursaram uma universidade façam novamente a prova.

Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado. Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes.

Pela Fuvest, a nota de corte, na primeira etapa, apenas confere o acesso à segunda fase. Já pelo Sisu, o aprovado já conquista entrada garantida na universidade. Para conhecer a nota de corte de todos os cursos da USP no processo seletivo de 2022, basta conferir a tabela divulgada pela Fuvest.

Em ambas as edições, a seleção é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no final do ano anterior. Ou seja, para participar do SiSU do 2º semestre, é preciso ter feito o Enem 2022.

O tempo máximo de integralização do curso de graduação é de 50% acima do seu tempo de integralização mínimo. Ou seja, se você está estudando em um curso previsto para durar 3 anos, precisa terminá-lo em até 4,5 anos.