Pode faltar diesel no Brasil?

Perguntado por: lneves9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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A consultoria Leggio não acredita numa escassez generalizada do produto no mercado brasileiro, mas destaca que os estoques nacionais estão em queda e que em alguns estados, onde as cadeias de suprimento são mais vulneráveis, pode, sim, faltar combustível nos próximos meses.

O Brasil importa hoje cerca de 25% do que consome de óleo diesel, a maior parte proveniente dos Estados Unidos, de refinarias da região do Golfo do México.

A diferença, dizem analistas, está associada a uma combinação de fatores. A gasolina sentiu mais o recente corte de ICMS (imposto estadual), enquanto o diesel é afetado por um descompasso entre oferta e demanda no mercado internacional.

PL prevê o fim dos carros a diesel e a gasolina a partir de 2030. Um PL de lei mais radical prevê a extinção dos carros movidos a diesel a partir de 2030.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

Arábia Saudita
A Arábia Saudita tem 17% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, e é o maior exportador.

A Refinaria de Paulínia (Replan), da Petrobras, no Estado de São Paulo, liderou o ranking de processamento de petróleo, tendo respondido por 20,7% do volume semestral.

Diesel mais caro e mais barato
A outra ponta também continua a mesma: Hong Kong, cidade semiautônoma da China onde o litro do combustível custa R$ 14,70 (US$ 2,75), permanece na lanterna. O fundo do ranking é dominado também por nações europeias.

De acordo com dados, um carro a diesel consegue entregar um consumo de combustível de 15 a 20% menor que um modelo movido somente a gasolina.

Mas, afinal, porque o diesel é mais barato que a gasolina? Basicamente, porque a demanda de consumo é menor e sobre ele incide uma porcentagem menor de impostos e tributos.

"Essa redução tem como principal balizador a busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobras aos mercados nacional e internacional, contemplando as principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos", disse a estatal em nota.

A proibição do uso do S500, o mais poluente disponível no mercado, é esperada para 2025, segundo indicações da reguladora ANP.

Ixchel Castro acredita que os preços do diesel vão se manter em patamares elevados pelo menos até meados de 2023, para quando se espera a entrada em operação de novas refinarias no Oriente Médio e África. Até lá, o mercado global deve se manter volátil, à medida que se reorganiza.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Apesar de ser autossuficiente em petróleo, o Brasil importa 25% do diesel consumido no país.

A política de reajuste, que segue paridade internacional, mais a inércia do governo, que não cria instrumentos para amortecer o impacto nos preços da economia e no bolso do trabalhador mais pobre, explicam o problema, num contexto em que o Brasil privatizou a distribuição e reduziu drasticamente os investimentos em ...

A Petrobras produz o óleo e refina, então a margem para absorver variações é muito grande.

O estoque de diesel S10 atual no Brasil é de 15 dias, o que indica que o país não está fora de um risco de falta de suprimento do produto, afirma o sócio da Leggio Consultoria, Marcus D'Elia.

1,165.16

Santiago Preços do gasóleo, litro
O preço médio nesse período é de 1,165.16 (Chilean Peso), com valor mínimo de 1,190.86 (Chilean Peso) em 14-Novembro-2022 e valor máximo de 1,104.87 (Chilean Peso) em 20-Fevereiro-2023.

O diesel brasileiro (R$ 5,82) é mais caro do que em países vizinhos como Equador (R$ 2,58), Bolívia (2,78), Colômbia (R$ 3,15), Argentina (R$ 4,57), Paraguai (R$ 5,20) e Chile (R$ 5,55).