Pode falar no celular quando chove?

Perguntado por: umartins2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Posso usar o celular quando estiver chovendo? Você pode usar seu smartphone normalmente em dias de sol ou de chuva para ver seus apps, baixar músicas, entre outras atividades.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Resposta verificada por especialistas
No entanto, isso vale para qualquer outro aparelho eletrônico, pois a descarga de eletricidade pode percorrer pelo aparelho, o danificando e também podendo machucar o usuário.

A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento. Ou seja, uma em cada um milhão, em média, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

5- Ficar descalço durante tempestade atrai raios? Estar descalço, simplesmente, não é fator de atração de raios. No entanto, estar descalço em uma área aberta durante a tempestade pode favorecer um acidente com uma descarga que vem pelo chão.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Portanto, ainda que os riscos sejam pequenos, é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos em locais abertos durante tempestades com descargas elétricas. Celulares, MP3 players e outros dispositivos móveis não são capazes de atrair raios, mas seu uso pode aumentar os danos caso a pessoa seja atingida.

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Caminho de menor resistência
A menos que você esteja em uma banheira do lado de fora ou tomando banho na chuva, é incrivelmente improvável que você seja atingido por um raio. Mas se um raio atingir sua casa, a eletricidade seguirá o caminho de menor resistência até o solo.

Se não está chovendo não caem raios. Os raios podem chegar ao solo a até 50 km de distância do local da chuva. Muitas vezes as nuvens Cumulonimbus produzem raios antes de a chuva cair em determinada região.

Isso é falso pois o que determina a probabilidade de um raio cair em determinada construção é a sua altura e não o material de que ela é feita. Quanto maior a altura, maior a probabilidade de a estrutura ser atingida por um raio.

Apesar da necessidade de ventilação, os videogames não devem ser colocados em espaços expostos ao sol e à chuva. Quanto menor a umidade, melhor será a preservação.

Portanto, devido à chance de pulsos elétricos causados por raios, desligar aparelhos elétricos na chuva é necessário. Entretanto, se danos ainda forem causados aos aparelhos elétricos, a concessionária é responsável por arcar com os custos.

Resposta verificada por especialistas
A estória de que os cachorros atraem raios é um grande mito. Sendo assim, a única forma que os cães podem conseguir atrair algum raio é se estiverem presos a um para-raios.

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.