Pode falar mal do governo na redação?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

"A redação é o espaço para a argumentação, é o momento da prova em que o aluno pode e deve emitir a própria opinião, desde que esteja embasada e com fonte e que não fira os direitos humanos. Ele pode defendê-la tranquilamente, seja a favor ou contra o governo, não há problema.

1 regência, presidência, governança, chefia, comando. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

"A redação é o espaço para a argumentação, é o momento da prova em que o aluno pode e deve emitir a própria opinião, desde que esteja embasada e com fonte e que não fira os direitos humanos. Ele pode defendê-la tranquilamente, seja a favor ou contra o governo, não há problema.

Para a professora de redação Marcela Silva, quem vai realizar o Enem deve saber que o tema da redação sempre será sobre assuntos sociais, culturais , científicos e políticos. Assim sendo, segundo ela, o conhecimento sobre a política agregará na produção de uma boa redação.

Confira 5 temas de política para redação do Enem

  • Cidadania e participação política. Cidadania é um conceito da sociologia muito importante, que os estudantes costumam ver durante o ensino médio. ...
  • Obrigatoriedade do voto. ...
  • Ativismo político. ...
  • Participação política entre os jovens. ...
  • Política e mudança social.

2 – Negligência governamental
É quando o governo não dá atenção a um problema social, isto é, quando há descaso e falta de investimento para resolver determinada situação.

Para que a citação seja válida é preciso que ela tenha sido dita por alguém legitimado na sociedade, ou seja, uma figura aceitável para a maior parte da sociedade ou alguém que é autoridade no assunto. Veja alguns exemplos: Presidente da República: "Nós somos a mudança que procuramos.” – Barack Obama.

De acordo com o edital do Enem, todas as redações que contiverem impropérios, desenhos e formas gráficas impróprias propositais receberão nota zero.

1 República Federativa do Brasil, Terra do Brasil, Terra Santa Cruz do Brasil, Terra de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz, Terra dos Papagaios, Terra Nova, Ilha de Vera Cruz, Pindorama.

5 coisas que você não pode esquecer na redação

  • Argumentar. Parece óbvio, afinal, o gênero cobrado é o dissertativo-argumentativo. ...
  • Apresentar uma tese. Há candidatos que até argumentam, mas não deixam de forma clara qual é a opinião. ...
  • Demonstrar conhecimento de mundo. ...
  • Contextualizar exemplos. ...
  • Desenvolver dois argumentos.

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:

  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

No Brasil, o Poder Executivo Federal, também chamado de Governo Federal, é o Poder Executivo no âmbito da União, a esfera federal do Estado brasileiro.

Se o candidato quiser mencionar o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e explicar que foi criado no governo Lula, não há problema. “A menção a Lula ou a Bolsonaro precisa servir para a argumentação”, diz Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso.

Escrever menos de sete linhas, qualquer que seja o conteúdo; Desenhos, impropérios ou qualquer forma proposital de saída do tema da prova; Escrever o texto total ou predominantemente em idioma estrangeiro; Entregar a folha de redação em branco.

Professoras revelam dicas importantes para o Enem 2021
Um dos elementos avaliados em uma redação é se o autor sabe expressar uma opinião com base em argumentos. Na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente, uma vez que críticas são aceitas, se bem embasadas e coerentes com o tema.

Confira dez possíveis temas de redação do Enem 2023:
Escalada da violência escolar na sociedade brasileira. Racismo no futebol. Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Déficit habitacional no Brasil.