Pode expulsar aluno por falta?

Perguntado por: lgarcia5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pode. Mas o caráter é de excepcionalidade e, mesmo assim, é preciso atender vários requisitos, com garantia da participação dos responsáveis legais ou de advogados no processo e com a possibilidade de recurso junto a Diretoria de Ensino e junto ao Conselho, no entanto, sem efeito suspensivo.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Comunicação com os pais é fundamental
Eles são avisados quando o aluno chega a 10% de faltas. Para solucionar a problemática, a comunicação com os pais foi a saída para diminuição dos casos e tem surtido efeitos positivos.

O Conselho Escolar terá a palavra final sobre expulsar ou não o aluno. Mesmo quando a expulsão é definitiva, sua inclusão em um curso noturno ou em um programa de formação alternativo ainda pode ser avaliada.

Resposta: A suspensão das atividades na escola é flagrantemente ILEGAL/ INCONSTITUCIONAL, pois afronta o direito fundamental de acesso/ permanência/ sucesso na escola.

Lembrando que a quantidade de dias de suspensão não pode ser superior a 30 dias, conforme o art. 474 CLT sob pena de rescisão contratual sem justo motivo, ou seja, o empregado poderá entrar com uma ação trabalhista resultando em rescisão indireta.

A expulsão ocorre quando o ato praticado pelo aluno tenha sido demasiadamente prejudicial aos outros colegas, aos professores, funcionários, ou ao Nome da Instituição, e particularmente, nunca vi nenhuma escola ser obrigada a reintegrar o aluno expulso.

Na atual legislação, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias letivos, lembrando que pela legislação educacional o estudante pode ter até 50 dias letivos de faltas anuais.

É Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, que deve ser preenchida quando o aluno está ausente (infrequente), tem como objetivo a verificação e acompanhamento da infrequência escolar de alunos entre 7 a 18 anos incompletos.

De acordo com a lei quando tem falta coletiva da turma o professor lança conteudo. Olá! Segundo o artigo 46 do decreto 1039/63, em caso de falta coletiva dos alunos, o professor devera declarar em sua caderneta ou caderno de aula, o conteúdo que seria apresentado nesse dia, dito como lecionado.

O deputado Diego Sorgatto (DEM) apresentou o projeto de lei nº 2538/20, que propõe que o Conselho Tutelar seja informado, pelas escolas das redes pública e privada de ensino, quando qualquer criança ou adolescente, devidamente matriculado, tiver cinco faltas injustificadas consecutivas, ou dez faltas injustificadas ...

Como expulsar um aluno? Imprimir

  1. Notificar o aluno;
  2. Caso ele persista, remover o aluno;
  3. Apresentar justificativa com o motivo da expulsão;
  4. Confirmar expulsão.

Quando o filho recebe uma advertência escolar, ele já está sendo punido e, ao mesmo tempo, avisado de que, da próxima vez, a punição será mais severa. Os pais podem reagir como acham que a situação exige, desde que sinalizem ao filho que a advertência deve ser respeitada.

Outro questionamento, por vezes objeto de dúvida dos alunos, é a licitude da gravação de imagem ou voz do professor para fins de acompanhamento didático, ou seja, gravar conteúdo das aulas para assistir em casa depois. Também nestes casos, o aluno não pode registrar a imagem ou voz do professor sem sua autorização.