Pode exigir idade para vaga de emprego?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O que não poderá ser exigido do candidato? 1) Critérios de admissão por motivos de sexo, idade, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional e idade, nos termos do art. 7º, XXX da Constituição Federal e do art.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

“Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.”

Ao menor de 16 anos de idade é vedado qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos. A partir dos 14 anos é admissível o Contrato de Aprendizagem, o qual deve ser feito por escrito e por prazo determinado conforme artigo 428 da CLT.

A maioria dos votos (34%) foi para a faixa dos 41 aos 49 anos. Um pouco atrás (31%) veio a faixa dos 50 aos 59. Foi surpreendente ver que para os mesmos 18% o conceito de velhice para o trabalho, do ponto de vista das empresas, está tanto na faixa entre os 36 e os 40, quanto na faixa acima dos 60 anos.

Perguntas clássicas que reprovam. A entrevista é o momento em que o seu comportamento é analisado e as informações do seu currículo são verificadas. Essa é, provavelmente, a fase mais amedrontadora do processo seletivo e que mais reprova candidatos .

Quais perguntas não devem ser feitas durante a entrevista? Perguntas sobre orientação sexual, religião, posicionamento político, assuntos familiares, vida pessoal e até sobre signo podem ser um fator discriminatório.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal proíbe atos de discriminação na contratação de profissionais, vejamos: “Qualquer prática discriminatória é considerada ilegal, e deixar de contratar uma pessoa só porque ela está com o nome sujo é uma conduta irregular, pois fere essa determinação”.

Além de verificar as referências, os recrutadores investigam, por meio de um bate-papo, se o candidato foi o responsável por implementar um projeto na empresa ou se só participou dele. Por isso, Seja honesto sobre suas habilidades técnicas e comportamentais e aja com transparência.

5. Eles desejam que você tenha sorte em sua pesquisa. 'Se o entrevistador agradece seu interesse e deseja boa sorte em sua pesquisa. (Isso é) uma dica (clara) de que você provavelmente não vai (mais longe) ', diz Gordinier-Regan.

442-A: “Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.”

Experiências. Para quem não tem experiência, esta parte do currículo é um desafio. Use o tópico para falar de atividades similares a trabalho, como experiências vividas na faculdade, estágio ou voluntariado, por exemplo. Procure descrever quais foram as suas responsabilidades em cada um delas e o tempo que duraram.

O background da pessoa, o que ela traz de outras esferas da vida que podem agregar ao trabalho, os pontos de sua personalidade que podem ser desenvolvidos e aplicados no dia a dia. Além de tudo, a convivência demandar o desenvolvimento do olhar analítico de quem tiver contato direto com o novo colaborador.

Art. 403. É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

428 da CLT, o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento ...

Maturidade nas decisões
Como o profissional é mais experiente, é natural que suas decisões levem em conta pontos menos óbvios para jovens. Contar com esse perfil em seu time traz a segurança de que as decisões levarão em consideração fatores importantes e não serão feitas sem embasamentos relevantes ao negócio.

Arrumar emprego depois dos 40 anos pode ficar mais difícil porque há menos opções disponíveis para profissionais mais experientes. É como se fosse um funil. Opções para cargos iniciais são muito numerosas. Para cargos mais seniores, por outro lado, elas são cada vez menores.

Em um país em que 26% da população tem acima de 50 anos, as oportunidades de emprego para essa faixa etária ainda são restritas. A participação desse grupo não ultrapassa os 10% em muitas empresas, conforme estudo da plataforma de realocação Maturi e da EY Brasil.

Como entrar no mercado de trabalho depois dos 40 anos?

  1. Encontre empresas que combinem com o seu perfil profissional. ...
  2. Atualize seu currículo. ...
  3. Crie uma rede de contatos. ...
  4. Atualize-se. ...
  5. Mostre-se flexível e adaptável. ...
  6. Faça seu cadastro em sites de vagas. ...
  7. Encontre alternativas para se inserir no mercado de trabalho.

Se você quer ocupar uma vaga num setor onde todos usam jeans, vá para a entrevista usando jeans. Esqueça as roupas mais formais, mesmo que a empresa seja de grande porte. Estilo formal: Terno com gravata ou tailleur.