Pode exercer a mesma função e ganhar menos?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

461 da CLT devem ser observados. É permitido que dois profissionais da empresa no mesmo cargo recebam salários diferentes? Segundo a legislação, não é permitido, já que a equiparação salarial é um direito dos trabalhadores.

De acordo com nossa legislação trabalhista atual, o trabalho prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento profissional, não pode ter diferenças de remuneração levando em consideração a etnia, sexo, nacionalidade ou idade do funcionário quando estes realizam a mesma função e prestam um trabalho de igual valor.

"Pedir uma maior compensação quando você pode demonstrar resultados melhores é mais fácil e pode baixar a guarda do empregador." Estabeleça expectativas claras. "Uma vez que você tiver certeza de que está ganhando menos do que outra pessoa com a mesma função, mostre aos chefes que você quer mais", diz Vialle.

É necessário comprovar que o seu salário é menor, mesmo com igual valor ao do seu colega. Para provar que esse não é o fato, a empresa tem direito a realizar avaliações internas e selecionar 3 testemunhas.

Quando falamos em salário compatível, nos baseamos na média salarial paga pelo mercado, ou seja, o salário médio praticado pelas empresas da região para aquela determinada vaga. Por exemplo, hoje na região de Tubarão, um assistente administrativo ganha em média, de R$1800 a R$2600. É uma média, não é algo rígido.

É pacífico na jurisprudência o entendimento de que o ônus da prova do fato constitutivo da equiparação salarial (identidade de funções) é do empregado, sendo do empregador o ônus da prova dos fatos impeditivos, modificativos ou extintivos da equiparação salarial.

"Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

Isso porque há um parágrafo único do artigo 62 da CLT que esclarece que a remuneração diferenciada deverá ser aplicada quando o salário do cargo de confiança, incluindo a gratificação de função, for menor que o valor do salário acrescido de 40%.

Qual o valor de uma multa por acúmulo de função? O valor para cálculo de desvio de função é feito com base na Lei 6.615/78. A multa varia entre 10% e 40% do salário do profissional.

Recontratar um funcionário é o processo de readmitir um colaborador que foi desligado previamente. Quando há a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, esse empregado só pode ser readmitido 90 dias a partir da data de rescisão, fora isso, o processo é feito normalmente.

O valor da indenização corresponde à diferença entre os salários dos dois cargos durante o período em que se caracterizar o desvio — diz o advogado Jean Paulo Ruzzarin, do escritório Cassel e Ruzzarin Advogados.

É permitido que dois profissionais da empresa no mesmo cargo recebam salários diferentes? Segundo a legislação, não é permitido, já que a equiparação salarial é um direito dos trabalhadores.

A CLT, no artigo 461, garante que trabalhadores com função idêntica, exercendo tarefas para o mesmo empregador, no mesmo município, com igual produtividade e perfeição técnica, devem receber salários iguais. Proibindo qualquer distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

Qual o prazo para a empresa registrar uma alteração de cargo na CTPS? A verdade é que não existe um prazo legal definido quanto ao momento em que a empresa deve atualizar uma mudança de cargo na CTPS.

Mas o desvio de função acontece quando o colaborador atua em tempo integral em uma função totalmente diferente da que deveria exercer durante o combinado, algo que não pode ocorrer com frequência mesmo que haja acordo.

No Brasil também é dito que a diferença salarial entre homens e mulheres é resultado do machismo e preconceito. A diferença no rendimento médio entre homens e mulheres é de 20%, mas a comparação é feita nas mais diversas profissões, cargas horárias, níveis educacionais e índices de produtividade.