Pode estudar com ansiedade?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

A ansiedade nos estudos atrapalha muito o desempenho de qualquer estudante e pode se transformar em um problema grave para a saúde mental, se não tratada adequadamente. Portanto, procure ajuda caso esses sintomas apareçam e se prolonguem.

De modo geral, a ansiedade interfere na capacidade de concentração do aluno e no seu foco de aprendizagem, o que infere em prejuízos para o seu desenvolvimento cognitivo.

Ansiedade nos estudos: saiba lidar com o problema

  1. 1 1. Tire um tempo para relaxar.
  2. 2 2. Faça atividade física.
  3. 3 3. Saiba a importância da respiração.
  4. 4 4. Concentre-se no positivo.
  5. 5 5. Alimente-se bem.
  6. 6 6. Organize seu local de estudos.
  7. 7 7. Não deixe para a última hora.

Oito em cada dez estudantes brasileiros dizem sentir muita ansiedade para uma prova, mesmo quando se prepararam para ela. Os dados fazem parte de um questionário com foco no bem-estar de estudantes de 15 anos, aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).

Antes de darmos continuidade falando sobre expectativas e ansiedade, vamos olhar no índice parcial de reprovação na fase do Exame Psicotécnico PM. Edital nº 1/321/18. Vamos relembrar que se o candidato apresentar ansiedade durante o Exame Psicotécnico PM, ele será declarado NÃO-APTO.

Fatores ambientais (trabalho muito estressante, rotina de vida agitada) Tipo de personalidade (algumas pessoas tem uma base ansiosa, ou seja, sua própria personalidade as coloca em risco de desenvolver um transtorno) Sexo e gênero (mulheres tem duas vezes mais chances de desenvolver um transtorno de ansiedade)

A ansiedade, quando saudável, é somente uma expectativa. Quando manifestada como distúrbio, prejudica a qualidade de vida, alterando o sono (insônia) e o apetite (diminuição ou aumento).

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Pesam nesse cenário, dizem especialistas, fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades, além do excesso de tarefas que acumulamos ao longo dos anos.

Quero estudar mas não consigo: saiba como recuperar a motivação

  1. Estabeleça pequenos turnos de estudos. Imagiea sentar e pensar que você passará as próximas cinco ou seis horas com a "cara nos livros". ...
  2. Evite as distrações. Quero estudar, mas o celular não deixa. ...
  3. Foco em seu objetivo.

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.

Depressão não é motivo para você ser reprovado no concurso público.

Como superar o bloqueio mental para estudar?

  1. Planeje seus estudos. Uma das maneiras de superar o bloqueio mental para estudar é ter um planejamento claro do seu cronograma de conteúdos. ...
  2. Elimine distrações. ...
  3. Use técnicas de produtividade. ...
  4. Pratique meditação.

Nos momentos de desânimo e cansaço é normal não sentir o desejo de estudar, por isso dar o primeiro passo e não quebrar o ritmo é o que vai fazer a diferença e impedir que você entre em um ciclo de procrastinação e culpa. Comece pelo conteúdo que te deixa mais à vontade e aumentará seu ânimo.

O importante é saber o momento certo de procurar ajuda. A doutora explica que “quando a crise de ansiedade passa afetar a vida da pessoa, ela deve procurar um médico. Por exemplo, quando isso afetar um relacionamento ou o trabalho, ficando tão ansiosa que acaba não conseguindo desenvolver suas tarefas diárias”.

É importante lembrar que ansiedade é classificada por tipos e graus de intensidade. A síndrome do pânico é o estágio mais grave de apreensão, quando a pessoa passa a ter medos em diversas situações por causa de pensamentos catastróficos.

Tratamento a curto prazo
A curto prazo, os medicamentos utilizados para o tratamento de diversos transtornos de ansiedade são os ansiolíticos, especialmente os benzodiazepínicos. Eles têm um efeito sedativo que auxilia na diminuição dos sintomas de ansiedade.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.

Não faça suspense. Quem convive com uma pessoa ansiosa deve ser objetiva e eliminar expectativas. Não diga coisas que podem desencadear crises e nem mesmo se atrase ou demore para responder mensagens, pois isso pode aumentar o estado de ansiedade.