Pode esterilizar com álcool?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O álcool em gel é essencialmente destinado para assepsia de pele (mãos, punhos e antebraço) e o álcool líquido é especialmente indicado para higienização de superfícies e objetos. Ambos usados na concentração de 70% terão ação microbicida.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.

Quando se utiliza o álcool (etanol) 92,8 ou 99,6 para desinfecção, ocorre uma coagulação extremamente rápida, não havendo penetração no interior da célula, essa atuação ineficaz, ocorre devido à rápida volatilização do etanol nessa concentração.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).

A autoclave, para quem não sabe, esteriliza os equipamentos por meio do vapor (como se fosse uma panela de pressão), no entanto, muitas manicures não conhecem a fundo como deve ser feita a limpeza e higienização dos mesmos antes de colocá-los para esterilizar.

Não. O processo de limpeza com álcool não esteriliza tais instrumentais, somente proporciona limpeza. O ideal é submeter os materiais a esterilização em autoclave após cada uso ou utilizar materiais descartáveis.

Em áreas como sofá, carpete ou cadeiras que não podem ser limpas com panos, você pode usar um spray para borrifar o desinfetante. Pulverize em movimento de varredura para cobrir toda a superfície e depois deixe secar completamente antes de sentar ou caminhar sobre o local.

No entanto, o álcool não é uma boa escolha para o tratamento das feridas. Quando aplicado em feridas, o álcool queima, o que o torna particularmente desadequado para as crianças e para a pele sensível. Além disso, o álcool não só destrói as bactérias como também mata as células vivas da pele.

Os materiais que não devem ser limpos com o álcool de forma alguma são:

  • Plásticos;
  • Borrachas;
  • Equipamentos eletrônicos (computadores, celulares, etc.);
  • Acrílico.

O álcool etílico possui densidade igual a 0,789 g/cm³, ou seja, a massa de álcool presente numa solução 70 °INPM é maior do que a presenta na solução 70 °GL. Elas somente seriam iguais se a densidade fosse igual a um. De todo modo, ambas são eficientes para a assepsia e ajudam a minimizar o contágio da Covid-192.

a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%. O processo de esterilização comumente é utilizado em artigos e utensílios dedicados cirurgias ou demais procedimentos invasivos, enquanto a limpeza e desinfecção são mais específicos para ambientes e superfícies.

Para esterilizar o alicate dessa maneira é necessário ter álcool 70%. Então, coloque em um pote o álcool 70% e mergulhe o alicate. Deixe o produto agir de 30 até 50 minutos. Após o tempo recomendado retire da solução e armazene o alicate.

Ou seja, as grandes diferenças estão na capacidade de eliminar esses microrganismos. Sendo assim, a limpeza apenas começa a retirar, a desinfecção tem uma ação mais forte e a esterilização consegue acabar com todos os perigos que podem ser causados por microorganismos nocivos à saúde.

Bactéria, ser higienizadas apenas com água e sabão, mas desde que sejam usadas apenas por uma pessoa. Nesse caso, faça a higienização com o auxílio de uma bucha, que deve ser utilizada apenas para isso. Para finalizar, jogue álcool isopropílico.

radiação gama

Radiação ionizante: destrói o DNA dos microrganismos ou impede a sua reprodução e a radiação gama é o método mais utilizado, já que tem mais facilidade de penetração no material a ser esterilizado.

Recomenda-se sempre a esterilização dos instrumentais cirúrgicos em autoclave (esterilização por vapor de água até a temperatura de 134°C/273º F).

Esterilização de materiais cirúrgicos
A esterilização química é feita a partir de glutaradeído, formaldeído, óxido de etileno, peróxido de hidrogênio, ácido peracético e plasma de peróxido de hidrogênio.

Miriam recomenda, assim, que o material para fazer a unha seja esterilizado corretamente, a fim de evitar que o vírus permaneça no alicate ou espátula. O da hepatite, por exemplo, sobrevive por até 15 dias, enquanto o da Aids resiste por algumas horas. Já os fungos costumam ficar até três dias nos instrumentos.

Para esterilizar coloca se álcool e fogo na tampa do estojo junto com o suporte, sobre ele coloca se o estojo com a agulha e a seringa imersa em água. O fogo faz a água ferver esterilizando o material.

Desvantagens do álcool 70% em Gel
A dificuldade de espalhar o produto completamente nas mãos e a dificuldade em encontrar suportes adequados para sua disposição nas áreas pertinentes. Dificuldade do uso de álcool gel para limpeza de superfícies grandes e diluição na água.

O álcool a 70% é mais eficaz na desinfecção do que a 96%, em função do controle da volatilidade através da sua diluição, gerando um maior tempo de ação sob os microrganismos.