Pode esquentar ovo frito?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ovos. Se fritos ou cozidos, os ovos devem ser consumidos na mesma hora ou minutos depois. Requentar pode ser prejudicial à saúde, pois seus compostos – depois de processados – podem se tornar tóxicos ao organismo.

A marmita pode ser feita com as sobras do jantar, mas não precisa ser sempre a mesma combinação de arroz, feijão e ovo frito: com toques especiais, ela vai ficar com uma cara deliciosa e deixar seus colegas com água na boca.

A dica é colocar um pouco de água em uma frigideira. Espere até esquentar e adicione os ovos.

Por quanto tempo o ovo cozido pode ser armazenado? O armazenamento dos ovos cozidos com a gema dura pode ser feito, na geladeira, por até 7 dias. Se você fizer tudo de acordo com o que passamos ao longo do texto, terá ingredientes fresquinhos e deliciosos por uma semana inteira!

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Respondemos: em média, um ovo cozido sob boa refrigeração pode durar até uma semana. Para tanto, é necessário levá-lo para a geladeira em, no máximo, duas horas após o seu cozimento. E não se esqueça de guardá-lo dentro de um pote com tampa!

Espinafre. Por último, a especialista citou o espinafre. Reaquecer o alimento pode estar diretamente ligado ao aumento do risco de câncer. Isso porque vegetais de folhas verdes contêm nitratos, que podem ser convertidos em nitrosaminas (substâncias cancerígenas) ao serem aquecidos, sobretudo mais de uma vez.

Refrigeração
Como estamos sempre abrindo e fechando a geladeira, isso acaba gerando uma grande variação na temperatura, o que pode prejudicar a integridade dos ovos. A oscilação entre o frio e o calor facilita que o alimento seja contaminado, pois fragiliza a película de proteção natural da casca dos ovos.

A primeira coisa que você deve saber é o tempo de duração de cada comida, dependendo muito dos tipos de alimentos que compõem a marmita. O arroz e feijão, por exemplo, pode durar em média 5 dias. Já o ovo cozido pode durar cerca de 7, quando bem conservado a uma temperatura em torno de 4°C.

Lembre-se: quando for levar omelete na marmita, faça no máximo 2 dias antes e deixe bem refrigerado!

Os ovos cozidos também não ficam de fora dos que devem ficar longe das marmitas, inclusive, esse alimento aqui deve ser consumido imediatamente depois de pronto. Mas caso você insista em querer armazenar o item, a melhor forma de conservar o ovo cozido é manter a casca do produto.

Pesquisas mostram que de vilão não tem nada, pelo contrário é um alimento de alto valor nutricional, ideal para consumo, além de fazer parte de uma alimentação popular e preço acessível. A inclusão na alimentação ajuda a suprir a necessidade de proteína.

Sim, mas o procedimento é diferente de quando usamos o fogo. No micro-ondas, ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovos já cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos, pois eles poderão explodir caso essas recomendações não forem seguidas. Ainda com dúvidas?

Em estabelecimentos comerciais, o ovo pode ficar fora da geladeira, desde que o ambiente seja arejado e não ultrapasse os 25°C. Ele deve ser exposto ao público, mas não pode estar com a casca danificada e nem próximo a produtos de odor forte (como itens de limpeza e alho).

Pode, agora, descascar os ovos. Método 2: também pode reaquecer os ovos cozidos com casca a vapor. Basta para isso dispo-los num cesto para cozer a vapor. Entretanto, ferva um pouco de água num tacho (de forma a que a superfície não toque no fundo do cesto).

Para o ovo frito, esquentar novamente está liberado, não há riscos para a saúde.

Você pode armazenar na geladeira, em pote bem fechado por cerca de 3 dias. É possível ainda congelar essa receita (por cerca de 3 meses) em potes herméticos bem fechados.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Salmonela e sarampo foram os dois assuntos comentados pelo infectologista Caio Rosenthal também após o Bem Estar desta segunda-feira (13). Segundo o médico, tanto faz fritar ou cozinhar o frango ou o ovo, desde que eles não sejam consumidos crus. Ao ar livre, a salmonela não consegue se alimentar e sobrevive pouco.

A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Aí seria só descartar os ovos rachados e lavar os outros.

Se você não refrigerar os ovos imediatamente, pode ser perigoso comê-los depois. Em temperatura ambiente ou mais altas, eles ficam mais susceptíveis a serem contaminados por bactérias como a salmonella. Se os ovos ficarem em temperatura ambiente duas horas ou mais, descarte-os.