Pode esquentar marmita de vidro no microondas?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ela pode ser levada e ser esquentada diretamente no microondas sem explodir e, claro, liberar substâncias tóxicas. Deu aquela preguiça de lavar o pote após comer ou quando chegou em casa? Fique calmo! A embalagem de vidro é bem simples, porque não guarda cheiro e é muito fácil para desengordurar.

Quando o assunto é esquentar marmitas, as embalagens de vidro transparentes são sempre as mais recomendadas. O material é bastante resistente a altas temperaturas e distribui melhor o calor por todos os lados. Caso você prefira usar embalagens de plástico no micro-ondas, é melhor que sejam produzidas em polipropileno.

O que pode usar no microondas e o que não pode
Por outro lado materiais que não se alteram sob a presença das ondas magnéticas são os que pode usar no microondas. Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.

Alimentos cozidos na hora e ainda quentes, não é aconselhável armazená-los em recipientes de plástico, pois eles podem perder o sabor. Se falarmos sobre recipientes de vidro, diremos que esse é o melhor recipiente que podemos usar para preservar nossos alimentos.

Desenvolvido pensando em você que adora marmitas, lanches ou a geladeira organizada, os potes de vidros não alteram o sabor do alimento e podem ir diretamente do freezer para o micro-ondas ou forno, pois são resistentes até 180°C.

No geral, alimentos com cascas, películas ou membranas não podem ir ao aparelho sem os cuidados corretos. Todos eles devem ser perfurados antes do procedimento. Alimentos sem muita umidade também podem pegar fogo, então, cuidado ao manusear pães no eletrodoméstico.

Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco dentro de um triângulo, pois são feitos de polipropileno; No caso de potes de vidros, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno.

Marinex Facilita derrete tampa no microondas!!! (tem indicação de microondas na tampa e válvula para saída de vapor)

Se você retirar do congelador/freezer direto para o micro-ondas, o tempo para descongelamento e aquecimento é de 3 a 6 minutos (dependendo da potência do micro-ondas e do volume da marmita se for 400g, o tempo é maior). Se você retirar do refrigerador, o tempo pode variar de 2 a 5 minutos.

As principais embalagens que podem ir ao micro-ondas são: de cerâmica, de louça ou porcelana e de vidro. Para plástico, isopor ou alumínio, listaremos abaixo o porquê que esses materiais não combinam com o micro-ondas, e os riscos que podem trazer caso sejam aquecidos nesse eletrodoméstico.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

Se tiver preparado a comida no mesmo dia e precisar mantê-la quente, opte por marmitas de vidro, pois conservam melhor a temperatura. Antes de montar as marmitas, encha o recipiente de vidro com água quente e aguarde alguns minutos. Após aquecido, descarte a água, monte as marmitas e guarde em bolsa térmica.

Evite o banho-maria, o plástico pode derreter. Existem algumas versões elétricas, mas prefira as que têm divisórias. Vidro: é a melhor opção, e pode ser colocado no micro-ondas, sua higienização é simples.

Em banho Maria no fogão
Ou seja, você vai pegar a marmita, colocar em uma panela e adicionar água (na panela mesmo, até metade da marmita, que precisa estar com a tampa fechada). Daí, é só deixar a panela, em fogo baixo, por uns 15 minutos. Dependendo da potência do seu fogão, pode ser que leve até menos tempo.

Travessas de vidro
Além das panelas e travessas de , travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha.