Pode esquentar leite no copo de vidro no microondas?

Perguntado por: asilveira2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.

Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos.

Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.

E o copo d'água? Colocar uma caneca ou copo com o líquido junto aos alimentos – principalmente as massas – ajuda a não queimá-los e secá-los porque as ondas, em vez de agirem nas moléculas da comida, agitam diretamente a água. Desse modo, a consistência do prato é conservado.

Porcelanas, vidros convencionais e louças são recomendados para o aquecimento rápido, visto que, mesmo absorvendo as ondas, eles perdem o calor rapidamente.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

+ Ovos com casca
E ainda que já estejam cozidos e sem casca, há risco de explodirem caso você coloque por muito tempo. Especialistas indicam tomar cuidado com alimentos que tenham uma película “fina”, como é o caso da casca do ovo.

Vidro Temperado
Esta espécie de vidro possui grande resistência ao calor. Isso ocorre porque, enquanto um vidro comum suporta temperaturas em torno de 50 °C a 60 °C, o Vidro Temperado é capaz de aguentar temperaturas, de uma face para a outra, em torno de 200 °C a 300 °C.

Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto. Verifique os cantos da peça de vidro.

“Quando aquecido a uma temperatura de cerca de 1 500 graus C, o vidro torna-se totalmente líquido, mas já a partir de 700 graus começa a amolecer. Sua moldagem é feita quando ele atinge a faixa de 800 a 900 graus”, explica o físico Colin Graham Rouse, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.

Os potes de vidro, por exemplo, costumam ser ideais para micro-ondas, com raras exceções. Dê preferência aos refratários e às assadeiras apropriadas. Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos.

Certos potes e pratos de vidro ou cerâmica feitos para micro-ondas já vêm com tampa. Nesse caso, coloque-a no recipiente deixando uma fresta para o vapor escapar enquanto o produto esquenta.

O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor.

Coloque na água um objeto seguro para o micro-ondas (algo não-metálico, como uma colher de pau, um hashi ou um palito de sorvete). Isso estimula a água a borbulhar e previne o superaquecimento.

Potes plásticos só podem ir ao micro-ondas se este item tiver a indicação do fabricante, senão ele pode derreter e até mesmo danificar seu aparelho. Já potes de sorvete, manteiga ou outros que você reutiliza em sua casa não devem ir ao micro-ondas, pois são finos e derretem mesmo em processos curtinhos.

Você pode cozinhar desde legumes, arroz, omelete, pudim até mesmo o ovo sem casca. Porém, vale lembrar que, principalmente, na hora de fazer legumes é importante fazer furos no alimento para que ele seja aquecido de forma igual e eficiente.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Defeito no aparelho
Aqui existem algumas possibilidades: por exemplo, interruptor, fusível ou magnetron queimado. Esse último é a principal peça do microondas, responsável por transformar a eletricidade em ondas magnéticas que aquecem os alimentos.