Pode esquentar comida no prato de vidro no microondas?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Alguns tipos de vidro, como é o caso de vidros não refratários, não devem ir de jeito algum para o microondas. Afinal de contas, se se coloca vidros não refratários no micro-ondas, a tendência é que eles se estilhassem ao atingirem altas temperaturas. Da mesma forma, o ideal é evitar aquecer alimentos em cristais.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Chegou no trabalho e está com pressa para esquentar sua comida? Com o modelo de vidro, você também não encontrará problemas com isso. Ela pode ser levada e ser esquentada diretamente no microondas sem explodir e, claro, liberar substâncias tóxicas.

Muitas pessoas levam marmita para o trabalho em recipientes de plástico pela praticidade do material. Mas, um estudo indicou que esquentar a comida no micro-ondas com plástico pode fazer mal à saúde e trazer riscos, inclusive de câncer. O ideal é trocar o plástico por vidro.

Prefira cerâmica e vidro
Ao contrário do informado, algumas embalagens de alumínio, como as de marmita, oferecem riscos menores ao irem ao micro-ondas, mas é preciso tomar cuidados específicos, ou elas ainda podem causar explosões.

O material dos pratos e potes é, em sua maior parte, formado por moléculas de estrutura extremamente simétrica, por isso o aquecimento deles é muito pequeno.

Existem métodos que podem ser utilizados para averiguar se o vidro é temperado ou não. São eles: Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto.

Isso ocorre porque com a alta temperatura o vidro se expande algumas frações de milímetros. Se uma das suas extremidades não se expandir de forma semelhante essa diferença pode provocar a ruptura, liberando as tensões internas do vidro temperado e fazendo o vidro estourar.

Como esquentar o alimento no micro-ondas corretamente?

  1. 1) Esquentando líquidos. Leia também. ...
  2. 2) Esquentando alimentos com casca. ...
  3. 3) Opte por recipientes de vidro. ...
  4. 4) Utilize a tampa do microondas. ...
  5. 5) Coloque um papel toalha abaixo do alimento. ...
  6. 6) Leia as orientações nos produtos. ...
  7. 7) Mantenha o microondas limpo.

Uma linha tradicional e de confiança, que faz parte da história de seus consumidores. Os pratos, em vidro temperado, são resistentes a impactos e pequenas quedas. Pode ir ao micro-ondas, freezer, geladeira e lava-louças.

Além das panelas e travessas de , travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha. Normalmente isso vem especificado na embalagem.

Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.

Muito versáteis, as tigelas com tampa da linha Copo Americano possuem o design exclusivo da marca e são muito práticas para armazenar alimentos ou outros itens. Podem ir ao microondas, geladeira e lava-louças.

"Muitas pessoas utilizam vasilhas de plástico, mas o pote de vidro é muito melhor, considerando os aspectos de higienização, facilidade e sustentabilidade", afirma a profissional que atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM).

Para quem não quer (ou não tem) um microondas por perto, dá pra esquentar as marmitas em banho-maria. Só é um pouco mais trabalhoso: Coloque água numa panela até a metade da marmita. Com a marmita tampada, leve ao fogo por cerca de 15 minutos.

Porcelanas, vidros convencionais e louças são recomendados para o aquecimento rápido, visto que, mesmo absorvendo as ondas, eles perdem o calor rapidamente.

Ou seja, você vai pegar a marmita, colocar em uma panela e adicionar água (na panela mesmo, até metade da marmita, que precisa estar com a tampa fechada). Daí, é só deixar a panela, em fogo baixo, por uns 15 minutos. Dependendo da potência do seu fogão, pode ser que leve até menos tempo.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Desenvolvido pensando em você que adora marmitas, lanches ou a geladeira organizada, os potes de vidros não alteram o sabor do alimento e podem ir diretamente do freezer para o micro-ondas ou forno, pois são resistentes até 180°C.

Pode ser levado ao micro-ondas, freezer, geladeira e lava-louças. Tampas plásticas em cores sortidas, livres de BPA (Bisfenol A). Recomendações de uso: Lave o seu produto com cuidado evitando uso de abrasivos, como palha de aço ou saponáceo.