Pode esquentar comida em vasilha de plástico no microondas?

Perguntado por: eilha5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Muitas vezes colocamos alimentos no micro-ondas em recipientes e embalagens de plástico, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingerir ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem quebrar e penetrar nos alimentos.

O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico.

Entretanto, os plásticos com numeração 3, 6 e 7 não são indicados para o uso. Tendo em vista que, em sua composição não são produtos atóxicos como o 5 PP, por isso mesmo, acabam liberando substâncias prejudiciais para a saúde quando aquecidos.

Micro-ondas: Faça um pequeno corte no plástico com uma faca ou com um garfo, faça 3 furos antes de colocar no micro-ondas, é importante esse procedimento para não estourar o plástico lacrado.

Jamais aqueça ou congele. Embalagens em isopor não são resistentes ao calor e derretem facilmente, misturando ao alimento e prejudicando ainda mais a saúde.

O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características.

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Conheça mais sobre potes para micro-ondas
As vasilhas para micro-ondas da Tupperware® são capazes de suportar altas temperaturas sem sofrer qualquer derretimento ou deformação.

5: Polipropileno : PP
Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

Pode colocar isopor no micro-ondas? Não pode. Infelizmente o isopor libera algumas substâncias que são prejudiciais a nossa saúde. Por essa razão, sempre transfira o alimento para um recipiente que pode ser aquecido no micro.

Então, como você vai esquentar?

  1. Na própria marmita em um micro-ondas. A forma mais prática é esquentar a comida na marmita mesmo. ...
  2. Em banho Maria no fogão. Sim, também existe a forma de como descongelar marmita com a “técnica” do banho-maria. ...
  3. Em um prato no micro-ondas.

Nota: Não opere o forno micro-ondas sem o anel giratório e o prato giratório.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

O cozimento eficiente e perfeito deve-se ao fato do filme de poliéster ajudar a manter o calor dentro da embalagem, evitando ainda o ressecamento do alimento. Os filmes PET da Terphane para 'oven bags' têm aprovação para contato com alimentos, inclusive para ir ao forno.

Ao contrário do informado, algumas embalagens de alumínio, como as de marmita, oferecem riscos menores ao irem ao micro-ondas, mas é preciso tomar cuidados específicos, ou elas ainda podem causar explosões. Ao contrário do que foi informado anteriormente, alguns tipos de plástico podem ser usados no micro-ondas.

Reutilizar as marmitas e embalagens plásticas de modo geral é uma ótima maneira de aumentar sua vida útil e ajudar a preservar o meio-ambiente, já que a maioria destas embalagens vai parar num aterro sanitário e pode levar muitos anos para se decompor.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.