Pode espremer picada de mosquito?

Perguntado por: egouveia9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Evite! Como já mencionado, é de suma importância evitar a coceira após a picada, uma vez que a unha vai espalhar bactérias no local, o que pode prejudicar a recuperação ou aumentar o processo inflamatório. Espremer a região picada na tentativa de remover as bactérias também é uma ação repreendida por dermatologistas.

Apesar de todo esse incômodo, você nunca deve espremer a picada do borrachudo, pois, dessa maneira, sua pele ficará livre de infecções.

Sal. O sal é um remédio simples, eficaz e prático para tratar picadas de mosquito. É útil por causa de suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Misture um pouco de sal na água e aplique o líquido na área afetada.

Normalmente, esses fluidos costumam sair diretamente da ferida (conhecido como transudato ou exsudato) ou da pele ao seu redor. Esse líquido que sai da ferida pode ter diferentes aspectos: Seroso: aspecto de plasma aguado. Sero-sanguinolento: uma mistura de seroso com sangue.

Compressa fria
O remédio caseiro mais básico para picadas de pernilongo é uma bolsa de gelo ou qualquer compressa fria. O gelo entorpece a área afetada, o que ajuda a reduzir a coceira e acalma a pele.

O número de lesões é habitualmente variável e a picada mais inflamada, avermelhada, costuma se resolver em algumas horas, deixando uma picada de inseto residual que pode demorar até de 4 a 6 semanas para resolução completa.

Além da vermelhidão e coceira, o inchaço evolui para o endurecimento do local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, diminuindo gradativamente nos dias subseqüentes. Podem ser tão exuberantes a ponto de limitarem a mobilidade do membro.

Na verdade, é a resposta do nosso corpo à proteína estranha do pernilongo que está tentando combater. É por isso que algumas pessoas podem ter apenas uma reação leve às picadas, enquanto outras, mais sensíveis à proteína estranha, reagem com grandes áreas de inchaço que são mais dolorosas.

Em casos de reações simples como vermelhidão, inchaço, dor, coceira, saída de líquido fluido e transparente, podem ser utilizadas pomadas antialérgicas no local e compressas de gelo para aliviar a irritabilidade da pele.

Vermelhidão, irritação e inchaço na pele são os principais sinais e sintomas da picada de insetos. Eles aparecem em função do veneno injetado pela picada ou ferroada desses bichinhos, que mesmo sendo bem pequenos conseguem causar um grande incômodo. Em geral, não há perigo envolvido.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

O petróleo no Vick VapoRub pode ajudar a curar pequenos cortes e arranhões quando aplicado uma ou duas vezes ao dia, pois a fórmula espessa cria uma barreira entre os cortes. Mas uma palavra de cautela: alguns dos ingredientes podem ser irritantes em uma ferida aberta.

Por esse motivo, as nossas células do sistema imunitário entram em ação para tentar combatê-la." Não é a picada que causa a comichão. Na realidade, essa reação é a resposta de defesa do nosso corpo à proteína do mosquito.

Embora de longe possa parecer que o “bico” do mosquito é apenas um longo tubo, ele na verdade é composto por seis agulhas menores com funções diferentes, protegidas por uma espécie de “bainha”. Duas delas, mais externas, têm dentes muito afiados na ponta, e são responsáveis por “serrar” as camadas de pele até o sangue.