Pode espremer cravo branco?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em hipótese alguma podemos manipular qualquer lesão na pele por conta própria, sejam elas espinhas ou cravos. Embora pareça fácil e inofensivo remover cravos da pele, isso não significa que não possa causar problemas. Espremer cravos pode causar cicatrizes, manchas e até transformá-lo em uma espinha.

Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro. As mãos contém bactérias e isso faz com que as lesões de acne fiquem ainda mais inflamadas e infeccionem, aumentando a chance de manchar a pele.

Nunca esprema espinhas
“Antes de estourar a espinha, verifique se ela possui uma coloração amarela ou branca. Este tipo de alteração está mais próximo da superfície da pele, logo possui menos chances de causar manchas e cicatrizes ao ser espremida”, afirma o médico.

De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, os cravos brancos devem ser tratados com produtos específicos. "Cremes a base de peróxido de benzoíla, ácido retinóico, adapaleno ou ácido salicilico são os mais indicados", explicou a especialista.

Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros). Isso dito, existem algumas bactérias e ácaros que gostam de lugares exatamente assim: com gordura e sem contato com ar.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

A melhor maneira é preparar a pele com uma esfoliação leve no chuveiro. Além disso, o vapor do chuveiro ajuda a aquecer a pele, o que suaviza e abre os poros para facilitar a extração. Depois de tomar banho e secar a pele, envolva os dedos com lenço de papel e esprema delicadamente o cravo do poro.

Como remover cravos com cola
A máscara de cola para cravos consiste em aplicar no rosto um pouco de cola branca do tipo escolar, principalmente nas regiões onde há mais cravos, colar papel higiênico por cima, esperar secar bem, e, então, retirar o papel, puxando com cuidado.

Cuidados diários essenciais para cravos

  1. Lavar o rosto diariamente. ...
  2. Esfoliar a pele. ...
  3. Aplicar vapor na pele. ...
  4. Aplicar uma máscara de argila verde. ...
  5. Aplicar uma máscara relaxante de babosa. ...
  6. Usar um tônico natural. ...
  7. Aplicar o protetor solar diariamente.

A gente conta todos os cuidados que você deve ter depois de espremer uma espinha, vem conferir!

  1. 1- Evite mexer ainda mais no local. ...
  2. 2- Mantenha a região limpa. ...
  3. 3- Não use maquiagem no local machucado. ...
  4. 4- Aposte em um produto para espinhas. ...
  5. Como cuidar da espinha sem espreme-la?

Cravos pretos são os do tipo aberto, com uma passagem do poro mais dilatada do que o normal. No caso, é justamente essa abertura que faz a gordura acumulada entrar em contato com a sujeira do ar, causando um processo de oxidação que influencia na coloração mais escura e consistência dura do comedão.

Basicamente, você está procurando uma espinha com ponta branca, conhecida como pústula. Se a espinha que você quer espremer é um nódulo mais profundo (do tipo firme, doloroso e vermelho), não a esprema. Isso porque, disse ao HuffPost a dermatologista Dra. Melda Isaac, de Washington, "a inflamação está profunda demais".

Apesar de parecer como uma grande espinha, a elevação na pele que possui uma ponta branca pode não estar relacionada a um problema de acne, mas sim indicar uma pústula, ou seja, uma protuberância na cútis, cheia de pus.

De acordo com a dermatologista, o gelo até tem um bom efeito nas espinhas: “Na verdade, ele fecha os vasinhos e a acne é uma inflamação, né? Então, ela tem uma vasodilatação e o gelo, de certa forma, faz uma vasoconstrição, podendo aliviar temporariamente a acne”.

O que acontece quando o cravo fica preto? Por sua vez, o cravo preto tem a mesma causa do cravo branco, só que ele nasce num poro aberto. Ele ganha essa coloração por ter contato direto com o oxigênio, causando uma reação química, a oxidação, que o deixa com a pontinha preta. Ou seja: os dois são cravos, iguaizinhos.

Eles surgem quando a quantidade de óleo na pele é alta e os poros ficam obstruídos. Quando acontece o entupimento dos poros, o sebo acumulado ali fica mais espesso e, assim surgem os cravos.