Pode espremer a foliculite?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Além disso, é importante evitar coçar ou espremer as lesões de foliculite, pois isso pode piorar a infecção e levar a cicatrizes permanentes. É importante manter a área afetada limpa, seca e evitar o uso de produtos de cuidados com a pele que possam irritar a sua derme.

As formas mais comuns de se tratar a foliculite nessa região é fazer uma higiene local com água morna e sabonete antisséptico, e, se o médico achar necessário, o uso tópico de pomadas que contenham antibióticos, bem como cremes com corticoides.

Foliculite é uma inflamação na unidade de onde sai o pelo, chamada de folículo piloso. Embora sua aparência lembre muito a acne, são condições diferentes.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Pode espremer Foliculite? Não se deve espremer, nem furar ou mesmo manipular as lesões causadas pela foliculite, principalmente se as mãos não estiverem higienizadas corretamente. Isso pode agravar o quadro e espalhar a infecção para outras áreas do corpo ou agravar a infecção do local afetado.

Os folículos pilosos podem ser removidos permanentemente por eletrólise ou laserterapia. Pode-se usar depilatórios químicos porque a remoção química dos pelos não desencadeia a doença; mas pode irritar a pele.

Geralmente de quatro a dez dias.

Por geralmente ser causada por traumatismo cutâneo, a foliculite geralmente não é considerada uma doença contagiosa. Há alguns casos, entretanto, em que a alteração pode ser transmitida de pessoa para pessoa — especialmente quando a lesão é causada por infecções bacterianas ou virais.

– Banho calmante: mergulhar em uma banheira de água morna pode ajudar a reduzir a coceira e a dor associadas à foliculite. Além disso, é importante evitar coçar ou espremer as lesões de foliculite, pois isso pode piorar a infecção e levar a cicatrizes permanentes.

Quando procurar por um dermatologista
Luann Lôbo, é indicado procurar um médico quando a foliculite não melhora com o uso de compressas ou medidas gerais de higiene. “Quadros com lesões mais extensas, mais numerosas, e que geram sintomas muito desconfortáveis também devem ser avaliados pelo médico”, explica.

Caso não seja tratado corretamente e a tempo, um abscesso pode evoluir na região afetada da boca, causando o acúmulo de mais pus, e consequentemente o agravamento da infecção, que pode sair do controle e causar inchaços na região do rosto.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Pomadas para foliculite
Sendo assim, os medicamentos mais usados para o tratamento de foliculite são: Bactroban. Ceclor. Cefadroxila.

Pode durar apenas alguns dias (aguda) ou persistir durante muito tempo (crónica). Geralmente, são observadas pápulas inflamatórias (borbulhas vermelhas) e pústulas (espinhas com pús) centradas num folículo (pelo), que podem ser acompanhados por: Dor; Prurido (comichão);

Lembre-se também de evitar roupas apertadas e abafadas.

Os sintomas são: surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região. São raros os casos deste tipo de foliculite que causam complicações. Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.