Pode escovar os dentes com força?

Perguntado por: eperalta6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A força excessiva pode empurrar a gengiva expondo a raiz. A parte exposta não tem esmalte e, por isso, fica sensível ao contato com determinados alimentos e bebidas e mais predisposta a desenvolver cáries. Por isso, os dentistas recomendam que os movimentos na escovação sejam suaves e curtos.

A escovação excessiva pode ser prejudicial? Segundo a Dra. Anna, escovar os dentes por muito tempo não é um problema, o problema é aplicar muita força na escovação. Usar muita força pode causar abrasão do esmalte dos dentes e do tecido gengival, provocando sensibilidade dentinária.

O mesmo acontece quando escovamos os dentes no banho. Os dentistas não recomendam a escovação no chuveiro porque as pessoas acabam não escovando os dentes corretamente, já que também estão tomando banho e não se dedicam à higienização bucal. O lugar ideal para fazer a escovação é na pia, em frente ao espelho.

Antes, é preciso relembrar algumas coisas. Opte por uma escova de cerdas macias. Esse modelo é menos agressivo para o esmalte dentário e atua melhor na remoção de resíduos e placa bacteriana. As escovas que apresentam cabeças menores também são ideais, pois atingem todos os cantos da boca sem agredir nenhuma região.

Para alguns, essa primeira dica pode surpreender, mas de acordo com Preddy, o ideal é cuspir, não enxaguar. “O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar”, explicou ele.

Pode escovar os dentes 4 vezes por dia? Não só como pode e sim como deve, normalmente profissionais recomendam de três a quatro vezes ao dia uma boa escovação dentária.

2.Beber água logo após a higienização bucal
Após escovar os dentes o interessante é deixar o flúor agir nos dentes por pelo menos 30 minutos, ou seja, é melhor não comer nem beber nada nesse período.

Ao acordar, beba quatro copos de água, antes até de escovar os dentes. Não se pode beber mais nada até 45 minutos depois de beber a água. Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente. Até duas horas depois do café da manhã também não se pode comer nem beber nada.

Na verdade, como a placa bacteriana demora pelo menos 24 horas para maturar, é possível manter uma boca saudável escovando os dentes somente uma vez por dia.

Escovar os dentes várias vezes ao longo do dia pode prejudicar a saúde bucal. De acordo com a dentista, o excesso de escovação pode acarretar em problemas no esmalte dentário e na gengiva do paciente, prejudicando a sua saúde bucal.

A limpeza da língua pode ser feita com a mesma frequência que a limpeza dos dentes. Isso significa que ela pode ser realizada sem problemas durante a escovação.

Dormir sem escovar os dentes abre caminho para o desenvolvimento de diversos problemas bucais. É que quando dormimos, a quantidade de saliva diminui, a boca fica mais seca e com isso as bactérias fazem a festa. A proliferação delas forma a placa bacteriana, que pode levar às cáries ou problemas gengivais.

A escovação noturna é uma dos principais hábitos da higiene bucal, pois durante a noite, a produção de saliva diminui, a temperatura da boca aumenta e as bactérias proliferam, favorecendo o surgimento de cáries e problemas na gengiva.

Isso porque depois que ingerimos os alimentos, o pH da boca pode ficar mais ácido, o que deixa o esmalte dos dentes mais fraco. Ou seja, o atrito da escova pode causar maiores danos aos dentes caso a escovação seja feita logo após a refeição.

Hábitos alimentares
Alimentos e bebidas com corantes, como os industrializados, favorecem o amarelamento. Quanto maior a ingestão, mais amarelos ficam os dentes. Por isso, alimentos como o café, chá mate, refrigerante, vinho, suco de laranja e açaí devem ser consumidos com moderação.

Indicativos de uma boca saudável

  1. 1 – Dentes claros e fortes. Esse é, quase sempre, um sinal evidente e óbvio de ausência de cáries. ...
  2. 2 – Gengivas uniformes e sem sangramento. ...
  3. 3 – Ausência de sensibilidade nos dentes. ...
  4. 4 – Bom hálito. ...
  5. 5 – Língua sem alterações de cor e textura.

Para dentes saudáveis, beba mais água
Além disso, como regra geral, é recomendado beber água após cada refeição para dessa forma ajudar a eliminar alguns dos efeitos negativos de alimentos e bebidas mais grudentos, pigmentados e ácidos.

Enquanto dormimos acontece, inevitavelmente, uma descamação da mucosa bucal do excesso de células, em especial quando o paciente respira pela boca ou ronca. Essas células se depositam na língua e entram em decomposição, liberando mau odor nesse processo, explica o dentista.

Segundo profissionais da área odontológica, o uso de água causa pequenos danos à higiene bucal, já que ela diminui a abrasividade do creme dental, diminuindo a eficiência da escovação.

Existe alguma pasta específica que clareie os dentes? Que possam de fato alterar a cor natural dos dentes, não. Estes produtos apenas auxiliam na remoção mecânica de pigmentos. Aliás, conheça a importância de uma limpeza dental profissional.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.