Pode entrar no mar quando está chovendo?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Além do risco incidentes, não se deve entrar no mar durante ou até 24 horas depois de uma chuva forte por causa da piora da balneabilidade.

Fique neste post para conferir todas as nossas dicas do que fazer na praia em dia de chuva!
...
O que fazer em dias de chuva na praia?

  1. Explore museus e outros locais fechados.
  2. Divirta-se com jogos de tabuleiro.
  3. Desbrave as cidades vizinhas.
  4. Coloque em dia os filmes e as séries.
  5. Explore a gastronomia e a cultura da cidade.

O que fazer em Praia Grande com chuva? Existem muitas opções de lazer

  1. Litoral Plaza Shopping (Divulgação)
  2. Avenida Marechal Mallet (Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)
  3. Palácio das Artes (Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)

Apesar de maior movimentação noturna, ele nota que, ao menos no local, as pessoas não tem se arriscado em entrar no mar, ficando apenas no rasinho da praia. “Estendendo o horário [dos postos] dá mais segurança, mas é importante as pessoas terem responsabilidade”, destaca.

O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho.

Essas correntes são geradas pelo acúmulo de água no raso, devido à ação do vento e das ondas. Elas são curtas, estreitas, ficam mais intensas próximo à maré-baixa e, principalmente, quando as ondas estão grandes, podendo chegar a 3 m/s ao fluir para fora da arrebentação - mais rápida que um nadador olímpico!

"Água salgada conduz eletricidade muito bem e o efeito do raio se propaga bem longe nela. Um raio dos mais fortes pode matar uma pessoa a 1 km de distância, mesmo que fique só com os pés na água ou na areia molhada." Segundo Osmar, também há riscos para quem fica na areia, mesmo longe do mar.

Devido à alta disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, as nuvens ficam carregadas de cargas elétricas e dão origem aos raios. A água salgada é excelente condutora de eletricidade que se propaga rapidamente também pela areia molhada: na praia, as chuvas de verão são ainda mais perigosas!

É legal pensar em roupas que tenham materiais confortáveis e molinhos, como algodão e malha! Se fizer frio, um look esportivo casa com o contexto – tênis, legging, camiseta e moletom vão bem e, se chover, vale uma jaqueta de nylon! Caso o sol apareça, entra biquíni, regata, shortinho e chinelo!

O que levar para praia: dicas para não esquecer nada

  1. Peças com tecidos leves. Para começar, o que não esquecer de levar para a praia são as peças com tecidos leves e frescos. ...
  2. Acessórios. ...
  3. Cremes e protetor solar. ...
  4. Roupa de banho. ...
  5. Chinelos e sandálias abertas. ...
  6. Livros e aparelhos sonoros. ...
  7. Garrafas com água.

Praia da Vila Tupi

A Praia da Vila Tupi na Praia Grande - SP é uma das mais limpas da cidade, além de ser o destino perfeito para amantes de atividades físicas ao ar livre.

4 a 5 blusas ou camisetas;

  • 2 saias, shorts ou bermudas;
  • 1 lingerie por dia, no mínimo. O ideal é sempre ter uma ou duas peças a mais, para o caso de algum imprevisto. ...
  • 3 vestidos de tecidos leves, para as mulheres, e mais camisetas para os homens;
  • Jaqueta leve;
  • Calça;
  • Chinelo, rasteirinha e sandália;
  • 1 pijama.

Praia de noite: 6 dicas para aproveitar o passeio por completo!

  1. Ande de bicicleta na orla. ...
  2. Jante em um restaurante com deck. ...
  3. Aprecie a lua cheia na praia de noite. ...
  4. Brinque com o pet na areia. ...
  5. Escute o som das ondas. ...
  6. Aproveite os benefícios de um hotel pé na areia.

Devemos evitar a praia entre 10h e 15h
Não devemos brincar com os raios solares, dependendo da hora que você estiver curtindo um refresco, eles podem ser muito nocivos. A recomendação médica é frequentar locais expostos ao sol no início da manhã ou no fim da tarde.

São muitos benefícios, mas é importante sempre lembrar: o ideal é tomar banho de mar antes das 10h e depois das 16h. Isso porque a radiação solar entre esses horários é mais intensa, o que pode causar danos à saúde. Além disso, é importante manter a hidratação do corpo, tomando bastante água.

Existem vários sinais bem claros para identificar o lagamar:

  1. Região com água mais escura;
  2. Pouca quebra de ondas;
  3. Água agitada com suas extremidades com água calma;
  4. Espuma flutuando além da quebra de ondas.

Se ela for muito grossa ou muito fina, a tendência é de que a corrente não seja tão perigosa. Quando a areia é fina, ela é levemente levada pela água, e o mar tende a ser raso. Onde ela é grossa, a praia tende a ser íngreme, então a água bate e volta. Por isso, a areia média é a mais perigosa e serve como indicador.

No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.

Procure o salva-vidas mais próximo antes de entrar na água, ele saberá informar sobre as condições do mar e o local mais apropriado para banho; Respeite as sinalizações como bandeiras verde, amarela e vermelha. Em caso de alerta de perigo, não entre no mar; Fique na parte rasa, principalmente se não souber nadar.

Nossa última fronteira são as águas profundas: entre 200 e 7 mil metros submarinos. Elas são 90% do volume dos oceanos e podem abrigar até 100 milhões de espécies – mais do que em todo o resto do planeta. A essa profundidade, não há luz para sustentar o fitoplâncton. Portanto, só animais e bactérias circulam.