Pode entrar no Bope com a tatuagem do Bope?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Antigamente a PM reprovava candidatos que possuíssem tatuagens em lugares visíveis. Mas após uma decisão judicial foi derrubado o trecho do Edital que proíba tatuagens visíveis. O candidato só pode ser eliminado caso sua tatuagem DESRESPEITE ou vá contra os VALORES CONSTITUCIONAIS da Instituição.

Qualquer pessoa de fora pode entrar para o Bope? Não, é necessário que o candidato seja policial militar. Para ter acesso ao Bope, você precisará prestar concurso para o batalhão.

Os candidatos interessados em participar do concurso para a Polícia Militar de São Paulo podem ter tatuagem, desde que atendam aos pontos exigidos no edital.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Palhaço/Coringa
Simboliza roubo, formação de quadrilha e homicídio de policiais. Associada à malandragem, quando a figura é tatuada com lágrimas, indica que amigos ou parceiros do portador foram mortos. Já quando cercada por caveiras, indica que o portador é também matador de policiais.

Serpente com espada, figura da morte com foice, caveira com punhal cravado, cruz nas costas, carpa, palhaço, saci com cachimbo, sepultura, a letra 'x' pontilhado, demônio e revólver, entre outras dezenas são algumas que ganham destaques e chamam a atenção da polícia.

LEGISLAÇÃO. No Brasil não existe uma lei única e federal sobre tatuagem em crianças e adolescentes. Mas em todos os casos, se for feita sem a autorização e consentimento dos pais é crime. Configura lesão corporal de natureza grave, que resulta em deformidade permanente (Art.

O mínimo de altura para o concurso para mulheres atualmente é 1.55m e para homens 1.60m.

Veja as idades necessárias para ingressar nas carreiras do órgão: Soldado: mínima de 17 e máxima de 30 anos. Oficial: mínima de 17 e máxima de 30 anos. Oficial Médico: mínima de 17 e máxima de 35 anos.

Saúde, direito, finanças e engenharia são alguns dos segmentos onde os tatuados podem encontrar olhares mais desaprovadores.

De autoria da Presidência da República, a proposta também proíbe tatuagens na cabeça, no rosto ou na parte da frente do pescoço que possam comprometer a segurança de operações militares.

Pode sim, se o desenho no corpo trazer um conteúdo que viole valores constitucionais. Entenda-se, por exemplo, incitação à violência, grave ameaça a outra pessoa, discriminação ou preconceito de raça e cor ou apologia da tortura e terrorismo, ou seja, imagens que atentem contra a lei, entre outros.

Os novos fuzis calibre 308 Winchester são considerados o terceiro melhor do mundo, em se tratando de fuzil de precisão. O armamento será utilizado por policiais 'snipers' do Bope, o que permitirá à tropa uma atuação ainda mais segura nas operações de altíssimo risco.

“A jurisprudência já entende que militares podem, sim, usar óculos”, afirma.

Atualmente comandado pelo tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, um oficial que há 12 anos se dedica a essa unidade, o Bope tem um efetivo de 120 policiais.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) têm sua origem na antiga Companhia de Operações Especiais (COE), criada em 27 de outubro de 1964, tendo como seu primeiro Comandante o então Capitão Goro Yassumoto.

Criado em 1988, o GATE é atualmente representado pela 4ª, 5ª e 6ª companhia do 4º Batalhão de Polícia de Choque (BOPE-PMESP), que por sua vez está subordinado ao Comando de Policiamento de Choque.

Juiz pode ter tatuagem? Assim como os demais cargos públicos citados acima, as tatuagens não impedem o ingresso na carreira da magistratura, desde que a tatuagem não viole os princípios constitucionais.

Polícia Militar de SP (Foto: Reprodução / TV Globo)
Candidatos com tatuagens em locais visíveis, piercings ou com altura inferior à determinada podem ser barrados nos exames médicos, mesmo após tendo passado pelas outras etapas do processo seletivo.