Pode entrar no 1 ano com 5 anos?

Perguntado por: rtavares9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

O objetivo é regular em lei a polêmica causada pela Resolução 1/10, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que fixou o ingresso no primeiro ano apenas para criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

“Então, a criança que vai para a creche fica mais exposta a doenças como gripes e infecções virais”, informa a médica, ao citar que o ideal para a saúde dos pequenos seria esperar até 3 ou 4 anos para iniciar a “vida estudantil”.

Educação Infantil:
A partir da Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, que instituiu o ensino fundamental de 9 anos, com prazo de implantação até o ano de 2010, a faixa etária de atendimento à pré-escola, nos sistemas de ensino, fica delimitada às idades de 4 e 5 anos.

“Os pais precisam entender que o atraso não faz mal nenhum, mas adiantar pode fazer sim. O aluno estará sempre correndo atrás dos colegas e uma coisa é inteligência, outra é a maturidade de cada um”, afirmou. Vânia defende a data-limite no início do ano letivo, 31 de janeiro.

Ela poderá ser solicitada pelo aluno ou seu responsável, através de requerimento dirigido ao diretor da escola, ou por proposta apresentada pelo (s) professor (es) do aluno, onde o interessado deverá indicar a série que pretende cursar, observada a correlação com a idade.

Não é permitido o avanço escolar de aluno matriculado na educação infantil se este não atingiu a idade mínima definida em lei. A autora pleiteou o avanço escolar, apesar de não satisfazer o critério etário estabelecido pela resolução do Conselho Nacional de Educação.

O que é a pré-escola? A pré-escola é, de fato, o primeiro momento onde as crianças têm contato com a sala de aula. Através das atividades lúdicas, majoritariamente usadas como didática pedagógica, os pequenos podem desenvolver novas habilidades cognitivas e relacionadas à coordenação motora.

Pena -detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.

6 anos de idade

A primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê até os 6 anos de idade.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

Artigo 5º - A solicitação de aceleração de estudos de aluno deverá ser formulada pelo pai ou responsável, ou pelo próprio aluno quando maior de idade, mediante requerimento dirigido à direção da unidade escolar, que se responsabilizará pelas orientações complementares que se fizerem necessárias.

As 5 maneiras de concluir o ensino médio

  1. Ensino regular. Essa é a forma tradicional. ...
  2. Encceja. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a. ...
  3. EJA.
  4. Supletivo. O supletivo é um curso preparatório para a realização de um exame, conhecido. ...
  5. Telecurso.