Pode entrar com cachorro na Riachuelo?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Cachorros, de pequeno, médio e grande porte, sempre devem estar com guia e coleira, nunca podem estar soltos, sem guia, no chão. Cachorros pequenos podem ter acesso às escadas rolantes, desde que estejam sempre no colo.

A proibição ou liberação da entrada de animais em estabelecimentos comerciais fica, a partir de agora, a critério dos proprietários ou gerentes desses locais, desde que sejam obedecidas as leis e normas de higiene e saúde.

O que ocorre é que segundo a administradora do shopping os donos dos pets podem andar com eles no chão, desde que esteja na coleira e se responsabilize por ele, é solicitado que o Pet esteja no colo, caso esteja fora da coleira.

Ali, as regras são: cães de médio e pequeno portes são permitidos. Se forem considerados bravos, devem estar com focinheiras. Todos precisam estar com a coleira e, em caso de usar as escadas rolantes ou o elevador, o dono tem que pegar o animal no colo.

Nem todo shopping aceita animais
O primeiro passo é se informar se o estabelecimento é realmente pet friendly e quais são as regras para o acesso. Geralmente, os animais podem circular na guia ou no colo, exceto na praça de alimentação - onde é proibida a entrada de animais por questões de segurança e higiene.

Leve o saquinho para as necessidades do animal: alguns shoppings disponibilizam saquinhos para que você consiga recolher o cocô que o animal pode fazer, eventualmente, mas o ideal é levar o seu. Assim, a limpeza rápida fica garantida.

Artigo 5 - É proibida a permanência de cães, gatos, pombas e de outros animais estranhos no estabelecimento. A lei a qual o Carrefour se baseia e nos intimida é clara, diz proibida permanecia e não PROIBIDA ENTRADA.

Mas antes de só levar o cão, veja essas dicas aqui:

  1. Verifique as regras do shopping que você vai;
  2. Mantenha o cão sempre na guia ou coleira;
  3. Evite sair com o cão não alimentado;
  4. Leve os itens para recolher as possíveis fezes do seu dog;
  5. Tenha junto a carteira de vacinação do cachorro;
  6. Evite o contato com outros cães;

Existe uma restrição de acesso para os animais em áreas como banheiros, cinema, praça de alimentação e os elevadores", explica Carolina Caracas, gerente de marketing do shopping.

A restrição de acesso dos animais de estimação (exceto cães guia) existe em cumprimento à normativa da Anvisa, que proíbe a presença de animais domésticos em locais onde são manipulados alimentos, que é o caso das lojas.

Acessar com animais, exceto cães guia ou de apoio emocional mediante documentação comprobatória. Utilizar os banheiros do parque para banho.

Resposta da empresa
É permitido a entrada de cães no interior da loja, desde que permaneçam no colo de seus proprietários durante todo o percurso.

O governador de São Paulo, João Doria, sancionou nesta sexta-feira (25) o Projeto de Lei 727/2015, da Assembleia Legislativa, que regulamenta o transporte de animais domésticos de pequeno porte nos trens do Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU.

É importante lembrar também de não levar o cão na praça de alimentação do shopping que aceita cachorro. Essa atitude não é permitida e incomoda outras pessoas. Aliás, alguns estabelecimentos possuem espaços específicos para o seu amigo de quatro patas brincar.