Pode entrar com 5 anos no 1 ano?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O objetivo é regular em lei a polêmica causada pela Resolução 1/10, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que fixou o ingresso no primeiro ano apenas para criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

Afinal, existe idade para entrar na escola? A legislação determina que crianças com 4 anos completos até 31 de março sejam matriculadas na pré-escola, e com 6 anos completos até a mesma data no 1º ano do Ensino Fundamental.

O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental. No Jardim II, os alunos aprendem o alfabeto, encontros vocálicos e se envolvem mais com a leitura e escrita.

Segundo a resolução, as crianças a partir de quatro anos devem entrar na escola para a primeira etapa. Já para o ensino fundamental a idade é de seis anos. Para que os pais possam fazer a matrícula escolar, os filhos devem ter a idade completa até o dia 31 de março do ano de ingresso na escola.

Apesar de não haver a obrigatoriedade de colocar a criança na escola em seus primeiros anos de vida, existe uma série de benefícios para seu desenvolvimento. Os especialistas indicam que a partir dos 2 anos de idade já é muito benéfico para os pequeninos frequentarem o ambiente escolar.

A idade ideal para colocar o filho na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização. Entretanto, isso não significa que se você colocar o filho antes ou depois deste período na escola estará errado.

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

Não é possível, ela tem de ter concluido o ensino fundamental.

Converse com seus pais, seus professores e com o conselho pedagógico da escola. É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham.

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Devido a passagem do ensino fundamental "1" ao "2", uma introdução de novos conteúdos e dependendo da escola até de novas matérias, é a partir do 6º ano que os professores exigem mais dos alunos e portanto necessita de uma atenção maior de professores qualificados, o que faz ter um acréscimo destes.

Sim, quem tem magistério pode fazer pedagogia em um ano.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Ademais, aprender a discernir os sons e desenvolver habilidades sensório-motoras serão fundamentais para que a criança inicie seu processo de letramento, isto é, a leitura e a escrita.

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).