Pode enterrar roupa?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 1 de março de 2023
4.3 / 5 10 votos

No geral, os falecidos são enterrados com roupas especiais. Ou seja, que possuam algum simbolismo para ele e para a família. Ou que lembrem a sua personalidade e essência. Ou então, são enterrados com roupas formais, para os homens terno para as mulheres um vestido preto de tecido, como linho ou tricoline.

Os homens normalmente são vestidos com ternos, paletó e gravata. As mulheres, por outro lado, podem usar vestidos pretos de linho ou outro material nobre. Para algumas religiões, existem algumas vestes próprias para o sepultamento do ente querido.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

Quando a peste bubônica assolou a Inglaterra, em 1665, criou-se a regra de enterrar as vítimas a 6 pés de profundidade – ou sete palmos, algo em torno de 1,80 m. Assim, cachorros não conseguiriam acessá-las, nem contaminar mais gente. No Brasil, a medida varia entre 1,30 m e 1,60 m, dependendo do Estado ou da cidade.

Por sua vez, o ex-atacante do Barcelona e Milan disse que não foi ao enterro de Pelé porque fez a sua homenagem enquanto o Rei ainda estava em vida.

No Brasil, o hábito de vestir peças de roupas na cor branca está sendo cada vez mais utilizada, principalmente em casos de mortes decorrentes de atos violentos. A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis.

Apresentação do atestado de óbito e da guia de sepultamento serão obrigatórias. Foi publicado no Atos do Governo de Juiz de Fora, nesta quinta-feira (27), a Lei Complementar nº 175, que permite a realização de sepultamento antes o prazo de 24 horas do falecimento.

Você já se perguntou por que é colocado algodão no nariz e orelhas dos mortos? Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório.

As roupas usadas, chamadas mortalhas, eram de hábitos de santo, sendo uma das preferidas a de São Francisco de Assis, por significar humildade e despojamento cristão. As mulheres também podiam aderir a vestes de Santa Teresa do Carmo ou Nossa Senhora da Conceição.

Segundo ela, a gente pode até optar em não ir, desde que “ritualize” a despedida de outro jeito. “Pode ser com uma oração em casa, acendendo uma vela, montando um álbum de fotos, ou simplesmente pensando na pessoa que faleceu. Mas, é um momento particular que precisa existir”, insiste.

Pode ser um vestido, calça, blusa, casaco, blazer, entre outras peças. Nesse sentido, essa peça de roupa pode compor o visual da roupa de velório para o falecido. Esse fato ainda o homenageia no dia da sua cerimônia fúnebre.

“Boa tarde!”
Outro termo sobre o que não deve ser dito em um velório é “Boa Tarde”. Palavras tradicionais de respeito, como “Bom dia” e “Tudo bem”, apesar de proferidas por educação, não são indicadas para quem acabou de perder alguém.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

O primeiro passo é a desinfecção do corpo. Assim que ele chegar na funerária, receberá a aplicação de um potente desinfetante. Enquanto o produto está sendo inserido, o corpo deve ser massageado para facilitar a drenagem dos líquidos, facilitando também a soltura da musculatura.

Spud Webb foi campeão do torneio de enterradas em 1986 com 1,70m. O último jogador com a altura de Maberry a jogar na liga foi Earl Boykins, que deixou a NBA em 2012 – e ele era mais conhecido por sua velocidade e precisão nos chutes de três do que por suas enterradas.

Ser enterrado de pé, dentro da igreja, era um sinal de prestígio para os católicos. Normalmente, as pessoas consideradas importantes eram enterradas dessa forma porque se acreditava que o último lugar de repouso deveria ser perto dos santos.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

No Brasil Colonial, o vestuário da pessoa falecida possuía grande importância, tanto é que no testamento de pessoas de famílias rica era colocada a roupa que deveriam ser enterradas. À época, a crença era de que se o morto não se vestisse adequadamente sofreria consequências.