Faz mal a cachorra engravidar no primeiro cio?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Embora ela já esteja apta a acasalar e procriar, em geral, não é recomendado permitir que a cachorra cruze no primeiro cio, uma vez que o organismo da mascote não está completamente forte e preparado para a gestação. Alguns especialistas recomendam aguardar até o terceiro cio para permitir o cruzamento.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

18 meses

1. A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.

A melhor opção para evitar a cadela no cio ou que ela fique prenha é a castração. Procure um veterinário o quanto antes!

Sim, existe a possibilidade para interrupção de gestação desde que identificada no início (primeiras semanas). Caso não tenha intenção de colocar a sua fêmea para reprodução o melhor é fazer é a castração. Se isso não for possível deve então evitar que tenha contato com machos durante o período do cio.

Na grande maioria das vezes, o primeiro cio ocorrerá entre o 8º e 12º mês de idade e, a partir desse momento, a cadela já poderá ficar prenha.

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Por ser um processo natural, é muito importante que eles não sejam interrompidos! O tempo que eles ficarão grudados poderá variar com o porte e a raça dos animais, indo desde 15 minutos até 1 hora, por exemplo.

Uma leve secreção pode ocorrer cerca de um mês após o acasalamento. As tetas podem se destacar em cor e tamanho uns trinta dias após o acasalamento, podendo até produzir um fluido semitransparente. Tal como acontece com a náusea da gravidez nas mulheres, a sua cadela pode vomitar nos primeiros estágios da gestação.

Principais sinais de que houve a cruza e a cadela pegou cria:

  1. Odor específico. ...
  2. Lambidas. ...
  3. Apetite alterado. ...
  4. Inchaço dos mamilos. ...
  5. Alteração no comportamento.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Sim. Como já foi dito, o período de cio marca uma série de transformações dos animais, uma vez eu eles apresentam mudanças físicas e emocionais marcantes. O nível de mudança tende a mudar de um animal para outro, de modo que uma cadela pode ficar mais carinhosa com o dono ou, pode preferir se afastar dele.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Infelizmente não existe remédio caseiro para a cadela não engravidar e nem deixar de ter cio.

Duração do cio canino
Quando ocorre o inchaço da vulva, podendo ocorrer algum sangramento. Dura de 3 a 17 dias.