Pode emitir nota fiscal antes do empenho?

Perguntado por: dleiria . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A condição indispensável, para a emissão do empenho, é que o mesmo deva ser prévio, isto é, deve ser emitido antes de se autorizar a realização de qualquer despesa. O empenho realizado posteriormente à data da nota fiscal demonstra fragilidade nos controles dos pagamentos aos credores.

Emite-se a nota fiscal quando o serviço é prestado (p. ex. imediatamente após a finalização do serviço). Dessa forma, a competência de uma Nota Fiscal de Serviço é o mês da ocorrência do fato gerador.

Quem é isento de emissão de nota fiscal? O único momento em que a dispensa de emissão de nota fiscal torna-se opcional, é quando envolve a relação comercial entre uma pessoa jurídica MEI e uma pessoa física. Em todos os outros casos, a emissão da nota fiscal é obrigatória.

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), a nota fiscal pode ser emitida com data retroativa quando houver um atraso na emissão do documento, desde que o fato gerador tenha ocorrido no período em que a nota fiscal deveria ter sido emitida originalmente.

Existe prazo para emitir nota fiscal? Não, atualmente não existe prazo para emissão de Nota Fiscal, sendo ela de produto ou serviço. Mas, para as mercadorias que vão circular, essa NF deve ser emitida antes da circulação, ou seja, do transporte.

Em caso de perda da nota fiscal o consumidor pode solicitar a emissão da segunda via, no estabelecimento onde foi realizada a compra do produto ou serviço, sem custo, contendo todas as informações que tinha no documento perdido, como CNPJ do estabelecimento e descrição do produto ou serviço e etc.

De acordo com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), uma multa por não emitir nota fiscal pode variar entre 10% a 100% do valor da NF autuada. O valor dessas penalidades também pode ser cumulativo. Por isso, melhorar esse processo e evitar multas é fundamental.

A duplicidade de Nota Fiscal Eletrônica e outros documentos equivalentes é uma rejeição retornada pela SEFAZ autorizadora quando a chave única de identificação do documento fiscal eletrônico já existe na base de dados da SEFAZ.

Multa por não emitir nota fiscal: quais são e como podem ser evitados? A multa por não emitir uma fatura pode variar de 10% a 100% do valor da fatura. Além disso, o valor dessas penalidades pode aumentar. Portanto, melhorar esse processo e evitar penalidades é importante.

Relata, porém, que, por questões operacionais, a efetiva saída do produto do estabelecimento da Consulente pode levar de 5 a 10 dias. E ainda, por atrasos da transportadora, esse prazo pode chegar a até 15 dias para se iniciar a circulação da mercadoria, após a emissão da NF-e.

A emissão retroativa também está disponível no menu Fiscal > Emitir documento fiscal. Durante o preenchimento da aba Dados gerais, selecione a opção Emitir com data de emissão retroativa. O campo Data da emissão se torna editável. Selecione a data retroativa para emissão.

Precisa ter certificado digital da empresa, emitido por autoridade certificadora credenciada ao ICP-Brasil. Atenção: Exceção para o MEI que não precisa de certificado digital conforme LC 123/2006. Novo Emissor de NF-e do Sebrae O Sebrae disponibiliza o Emissor de NF-e gratuitamente para todo o país.

Para você emitir qualquer nota deve procurar a Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado) para obter o número da IE (Inscrição Estadual). A única exceção é a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço), neste caso, é preciso procurar a prefeitura para conseguir a IM (Inscrição Municipal).

3 resposta(s) Sem a nota fiscal, o departamento contábil não tem como captar dados e dar início ao sistema contábil. Sem a nota fiscal, que é um documento comprobatório da operação, a contabilidade não tem como dar início ao sistema contábil.