Pode emendar o fio do chuveiro?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro.

O procedimento de emendar fios elétricos tem as funções de consertar cabos rompidos, estender o circuito de uma instalação elétrica e, ainda, instalar um ponto de luz adicional. O sistema deve ser construído de forma a proporcionar uma distribuição de energia segura para residências, empresas e indústrias.

É proibido? Na verdade, a resposta é bem simples! Usar tomada para conexão de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibido, para quem acha que isso foi inventado, basta consultar o item 9.5.2.3 da NBR5410. corrente.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Para evitar o derretimento do cabo e da emenda do chuveiro você precisa seguir os padrões de instalação elétrica, levando em consideração não somente a bitola do fio a ser utilizado mas também a execução correta da emenda entre o chuveiro e a rede elétrica.

O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso.

O texto fala que: “Nas linhas elétricas constituídas por condutos fechados, só se admitem conexões contidas em invólucros apropriados, tais como caixas, quadros, etc., que garantam a necessária acessibilidade e proteção mecânica”. A norma NBR 5410 deixa bem claro aonde as emendas devem estar na instalação elétrica.

É permitido emendar cabos de bitolas diferentes sim, pois a norma permite. Mas vamos continuar nossa leitura porque existem mais 4 pontos nesta norma que devemos observar.

Porém fica subentendido pelos trechos que destacamos que também não é recomendado. Só que se mesmo assim você desejar fazer este tipo de emenda, talvez você queira emendar um cabo mais grosso em um mais fino, utilize um disjuntor para fazer a proteção do cabo de menor seção.

Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante.

Chuveiro de 7500W 220V - 7500/220=34A, portando deve ser instalado com cabos de 6mm² e disjuntor de 40A.

No chuveiro na parte de trás vem informando que o fio Branco é o fase e o Azul é o Neutro, porém não está visível, ou seja, a pessoa com problema de visão não nota o que está inscrito.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Caso o disjuntor esteja desarmando devido a troca do chuveiro por outro de maior potência, é preciso trocar os cabos por outros de maior seção, o disjuntor do chuveiro e o disjuntor geral, por outros que suportem um fluxo de elétrons maior, pois o valor da corrente muda consideravelmente, lembrando que o ...

Chuveiros elétricos com potência de até 4400 Watts aceita-se a ligação com tomadas de 20 A(amperes). Chuveiros elétricos com potência superior a 4400 Watts deve-se utilizar a ligação com conectores específicos.

Um choque elétrico no chuveiro acontece porque em um corpo molhado é mais fácil de transmitir corrente elétrica. O que caracteriza o choque.

A vida útil de uma resistência elétrica é de cerca de 2.160 horas de uso. Em um chuveiro, isso equivale a cerca de 12.950 banhos de 10 minutos.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.