Pode embarcar com garrafa de vidro?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Como vidro é um item frágil e que pode ser perigoso se quebrado, não é permitido levar garrafas de vidro na bagagem de mão do avião.

Conheça as restrições para bagagem de mão
Em voos domésticos, é permitido levar até 5 litros de bebidas com até 70% de graduação alcoólica, lacradas pelo fabricante. Fique atento ao peso total da bagagem de mão, cujo limite é de 10 kg. Em voos internacionais, é permitido levar até 100 ml de líquidos por frasco.

Itens permitidos
Os frascos podem ter, no máximo, 100 ml ou 100 g, e precisam estar em uma embalagem transparente e plástica.

Bebidas com teor alcoólico de 24% a 70%: A quantidade é limitada a 5 litros por passageiro e devem ser transportadas em embalagens de até 1 litro e lacradas de fábrica. Exemplo: whisky e vodka. Bebidas com teor alcoólico acima de 70%: É proibido o transporte de bebidas com esse teor alcoólico em aeronaves no Brasil.

Pode enrolar em jornal e colocar entre as roupas, sem deixar que uma garrafa tenha contato com as outras e sem deixar na beirada da mala, já fiz várias vezes e nunca quebrou. Outra opção é levar um pouco de plástico bolha, enrolar e também deixar entre as roupas, pode viajar tranquilo.

Dê batidinhas na tampa com uma colher de madeira
Pegue uma colher de madeira (preferencialmente), e dê algumas batidinhas sobre a tampa do pote. Isso deve fazer com que ele se mova levemente (mesmo que você não perceba) e libere o vácuo que dificulta o processo de abertura. É simples e rápido!

Determinação da Anac
– Informação disponível no site do órgão. De acordo com o texto, não é possível transportar garrafas de 600ml em nenhum tipo de bagagem. O passageiro pode levar apenas 500ml por embalagem (garrafa ou lata). No total das bagagens (de mão ou despachada) é permitido transportar até 5 litros.

Mas, nos voos dentro do Brasil, você pode levar na bagagem de mão até cinco garrafas de vinho, uísque ou de cerveja (ou qualquer outra bebida com menos de 70% de álcool), desde que cada garrafa não ultrapasse um litro.

Qual é a alternativa mais segura? Como vidro é um item frágil e que pode ser perigoso se quebrado, não é permitido levar garrafas de vidro na bagagem de mão do avião.

Apenas em voos domésticos, pode-se levar no máximo cinco garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%. Também em voos domésticos, é possível levar até quatro unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g.

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares.

Conforme informações acima, o álcool em gel é considerado um artigo de higiene. Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos.

Quantos copos saem de uma garrafa de 1 litro
Se estivermos a servir whisky, teremos a oportunidade de tomar um máximo de 18 doses da bebida de cada garrafa de 1 litro.

As garrafas de vodca e de uísque geralmente contém entre 15 a 20 doses, as de tequila 25 e as de rum entre 20 e 22 doses. Champanhe ou espumante: Lembrem-se que cada garrafa contém uma média de sete taças e que a maioria dos convidados não bebem mais do que duas.

Vidros devem ser transportados sempre na vertical
O transporte de vidro deve ser feito na vertical, sempre. Por mais que o vidro seja embalado, se colocado na horizontal só a vibração do veículo já será capaz de provocar danos. Deixe os vidros sempre firmes e bem amarrados no veículo de transporte.

6 – Na horizontal, jamais! Nunca – vamos repetir, nunca! – carregue nem coloque os vidros na horizontal (deitados) na caçamba do veículo de transporte.

1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair.