Pode dormir perto do roteador?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Mito. Pode ficar tranquilo(a): ter dispositivos wireless em casa não oferece danos à saúde.

Vale ressaltar que o roteador não deve ficar completamente embrulhado com o papel metálico, já que isso isso impediria completamente a propagação do sinal.

Cinco coisas para nunca fazer com seu roteador Wi-Fi

  1. Deixar sem senha.
  2. Esconder o roteador.
  3. Colocar o roteador no chão.
  4. Deixar perto de certos objetos.
  5. Usar muitos repetidores.
  6. Veja como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi.

Evite colocar o roteador perto de obstáculos
Alguns objetos como espelhos, aquários, paredes ou vigas muito espessas, além de equipamentos que causam ruídos na rede, são como obstáculos que podem atrapalhar a transmissão do sinal.

Aproveitando a questão da altura, é importantíssimo posicionar o roteador em um ponto mais alto que tiver em sua casa. As ondas do aparelho irradiam para frente e para baixo. Por isso, o ideal é deixar o roteador em um local alto, como em cima de estantes, para desviar de barreiras baixas, como sofás, mesas e balcões.

Por que desligar? Economizar energia está entre os primeiros motivos para quem defende desligar o roteador quando não estiver em uso. Para muita gente, como aqueles que passam muito tempo fora de casa, tirar o aparelho da tomada é uma questão de consciência ambiental.

A economia de energia não é tão grande assim, uma vez que em média um roteador consome 12W, deixando ele ligado 24 horas por dia, durante um mês, ele vai consumir 8,64 KWH o que corresponde a R$5,91 reais em média. Lembrando que o valor pode varias de acordo com a concessionária de energia que atende a sua região.

Isso é normal pq tem muita gente usando ao mesmo tempo. Isso ainda é um desafio para as operadores, manter o mega numa mesma faixa nesse horario. Depois da meia noite a internet fica normalizado. Isso acontece com todas as operadores .

Como impedir que vizinhos roubem a senha do seu Wi-Fi

  1. Veja se alguém está usando a sua rede. ...
  2. Insira uma senha forte. ...
  3. Certifique-se de que está usando o protocolo WPA. ...
  4. Ative o firewall. ...
  5. Ative o modo de convidado. ...
  6. Desligue o roteador.

Equipamentos eletrônicos aquecem naturalmente devido a passagem de corrente elétrica. Porém, um superaquecimento pode causar danos irreversíveis ao roteador. Se sua conexão Wi-Fi estiver com problemas confira se seu roteador está esquentando demais.

Vilões do Wi-Fi: 8 objetos que prejudicam o sinal da internet

  1. Espelhos. Superfícies de metal são excelentes refletoras de sinal de Wi-Fi. ...
  2. Aquários. ...
  3. Micro-ondas e dispositivos sem fio. ...
  4. Telas de LCD. ...
  5. Paredes. ...
  6. Cabos desprotegidos. ...
  7. Secadores de cabelo. ...
  8. Geladeiras e máquinas de lavar roupas.

Por isso, o procedimento padrão realizado pelas operadoras é reiniciar o roteador desligando ele por pelo menos 30s. Então, manter o aparelho sempre ligado não é o ideal para seu melhor funcionamento. O recomendado é que você reinicie ele pelo menos 1 vez por semana em caso de lentidão e travamentos na internet.

Ao compartilhar internet, todos os dispositivos conectados trocam informações e isso abre brechas. Ainda que você divida apenas com pessoas que conhece bem, as vulnerabilidades de seus sistemas acabam se tornando suas. Então, um computador com vírus pode rapidamente se espalhar para outros aparelhos.

Deixar o roteador em qualquer lugar
Colocar o roteador no chão, próximo a uma parede ou perto de outros dispositivos que emitem frequências sem fio, como microondas ou telefones sem fio, são exemplos de situações que prejudicam o sinal.

O roteador tem que ficar na parte de cima, porque ele funciona com ondas de rádio. Se ele ficar embaixo, as ondas de rádio que ele fornece terão dificuldades em se propagar para cima, e a intensidade do sinal será prejudicada.