Pode dormir depois de uma cirurgia?

Perguntado por: epires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Pessoas que fizeram grandes cirurgias e estão com dificuldades para se moverem sem alguma ajuda devem dormir com um travesseiro alto, que facilita a respiração e permita que a pessoa levante com mais facilidade no meio da noite.

Afinal, o repouso relativo tem duração média de 3 dias. Quando o médico fala em repouso relativo, significa que o paciente precisa se manter longe do trabalho e atividades comuns, mas não deve ficar deitado o tempo inteiro. Portanto, vale a pena caminhar pela casa, até mesmo para estimular a circulação.

Infecções no pós-operatório
As infecções da ferida cirúrgica estão entre os maiores riscos para os pacientes que passam por um procedimento.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

Durante o período de repouso, o paciente deve evitar fazer esforços como dirigir, praticar atividades físicas em geral, ter relações sexuais ou levantar qualquer tipo de peso sem que haja a autorização prévia do médico.

Se eu dormir mal na véspera da cirurgia, comprometerá o resultado ? O resultado não! O período pré-operatório gera angústia, medo e ansiedade em alguns pacientes, muitas vezes fazendo com que passe a noite em claro. Isso pode interferir na recuperação pós-operatória, depende de cada organismo.

Conheça outras opções a seguir!

  1. Bolinha anti-stress. A bolinha anti-stress é realmente uma alternativa eficaz para quem deseja relaxar antes de se submeter a uma cirurgia. ...
  2. Aconselhamento profissional. ...
  3. Massagem. ...
  4. Acupuntura. ...
  5. Respiração. ...
  6. Meditação. ...
  7. Ioga. ...
  8. Ouvir música ou ler.

levantar: em geral o paciente é incentivado a se levantar e sentar no mesmo dia da cirurgia, selecionando uma posição que cause menos desconforto e atrito no local operado; tomar banho: o banho em pé é liberado no dia seguinte à cirurgia, mas com cuidados específicos de acordo com o procedimento.

Alimentos industrializados
Isso ocorre devido à gordura trans que inflama as artérias. Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

Atividades físicas leves, após autorização médica
Depois de autorizado pelo médico, é essencial para a recuperação praticar atividades físicas tranquilas, como caminhadas curtas ao ar livre. O importante é que a movimentação respeite o limite de cada um e seja de forma gradativa e orientada.

As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias depois.

Após uma cirurgia, qualquer paciente fica mais vulnerável, com seu sistema imunológico mais baixo e propenso a outros problemas. Por isso, a atenção deve ser redobrada, para que haja uma recuperação completa e sem problemas subsequentes.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi são alguns exemplos de frutas cítricas, alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, e em vitamina C, um micronutriente necessário para que o organismo consiga fabricar o colágeno.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

O iogurte e o leite também aumentam a imunidade porque recompõem bactérias benéficas na flora intestinal, além de protegerem o sistema nervoso. Vale lembrar que produtos lácteos não devem ser consumidos pelo menos nos dois primeiros dias após o procedimento cirúrgico.

Leve um banquinho para o chuveiro
É comum que nos primeiros 15 dias a paciente se sinta cansada ao mínimo esforço físico. Portanto, leve um banquinho para o chuveiro. Isso pode ajudar com as tonturas, com o cansaço e também a ser mais independente na hora do banho (e dispensar a ajuda do familiar).

Vegetais de folhas verde escuras (brócolis, agrião, couve, entre outros); Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, abacaxi, entre outros); Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, entre outros); Frutas e vegetais de cor roxa (beterraba, berinjela, açaí, entre outros);

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar.